A Horus, empresa especializada em serviços de prevenção a fraudes em meios eletrônicos de pagamentos, está com um novo desenho organizacional. A companhia passa a adotar a marca Horus Group, que concentra dois segmentos de operações distintos. Um deles é a já tradicional HorusPrevention, atuando em monitoramento de transações suspeitas no comércio eletrônico e em operações com cartões no mundo físico. A novidade é a criação da HorusRisk, dedicada à análise de propostas de concessão de crédito.
O presidente da Horus, Eduardo Daghum, explica que o aumento da bancarização da população e a recente redução das taxas de juros fizeram aumentar o volume de concessão de crédito e com isso, crescer a necessidade de uma análise especializada de todo o processo de inserção destes novos clientes nas carteiras das instituições financeiras e varejistas. Segundo ele, a Horus identificou uma oportunidade de adaptar seu modelo de atuação agnóstico em termos de tecnologias e oferecer a terceirização desta análise também para este momento importante da entrada dos novos contratos. “A estratégia para a criação da Horus Group tem como base o princípio de dar foco nas duas frentes, com independência, ênfase na mão de obra especializada em cada unidade e capacitação dos analistas específicos para cada negócio”, diz.
Daghum comenta que o objetivo da HorusRisk é oferecer uma alternativa para as empresas melhorarem o controle de qualidade na avaliação dos documentos apresentados, por exemplo, nas propostas para emissão de cartões, ou concessão de crédito. “Desta forma é possível evitar até as primeiras transações fraudulentas, reduzindo significantemente as perdas e consequentemente ampliando a receita de quem trabalha neste setor”, esclarece. Segundo ele, muitas fraudes têm origem em falhas ocorridas no momento da aceitação equivocada dos documentos de uma pessoa para que a mesma possa ter acesso a linhas de crédito. “Nesses casos, quando o golpe é descoberto, infelizmente, já houve algum prejuízo e o máximo que se consegue é evitar que ele volte a acontecer”, acrescenta.
A HorusRisk já nasceu com clientes como a CredSystem, empresa especializada na concessão de crédito para clientes das classes emergentes, por meio de cartões e crediário. Nesta operação, a HorusRisk auxilia na checagem de informações creditícias e análise da veracidade dos documentos apresentados nas propostas de emissão dos cartões ´Mais´, ´Private Label´ e ´Co-Branded´. “Através desta parceria conseguimos focar a equipe interna da Cred-System em estratégias e análises de crédito, flexibilizando assim a estrutura de risco para suportar o crescimento da operação com ganhos de eficiência, sem interferir na qualidade da checagem de documentos e dados cadastrais”, comenta o diretor de Risco da Cred-System, Davi Brito.