O novo presidente do Instituto Geoc, Luis Carlos Bento, tomou posse e estabeleceu como uma das principais diretrizes para sua gestão, a atuação do Instituto como facilitador do relacionamento entre credores e consumidores. Além disso, Bento pretende trabalhar junto às 16 empresas de recuperação de crédito associadas, para que o segmento adote uma postura ativa na transição dos meios de comunicação com os devedores – dos tradicionais para os digitais. “É importante ter em mente a necessidade de acompanhar as tendências de mercado, para nos adaptarmos às preferências dos clientes que precisamos contatar. Oferecer opções mais simples de negociar uma dívida também é promover a excelência operacional em cobrança, essência do DNA do Instituto Geoc”, afirma Bento.
Ele lembra que o setor, assim como o mundo, está em constante transformação, principalmente na comunicação, e é preciso se adaptar rápido. “Não será a mais forte ou a maior empresa de recuperação de crédito que irá sobreviver, mas a que se adaptará mais as mudanças”, conclui citando a Lei de Sobrevivência de Charles Darwin.
Bento faz referência a uma pesquisa concluída recentemente na Intervalor, empresa que preside, que reitera a existência de uma demanda expressiva de consumidores que preferem negociar suas pendências em meios alternativos ao telefone, especialmente canais de texto, em dispositivos mobile. Atualmente na Intervalor, cerca de 30% dos contatos com os devedores já são feitos por WhatsApp e outras mídias diferentes do telefone, e essa parece ser uma tendência crescente e irreversível.
Economista de formação e com uma carreira constituída no mercado financeiro, Bento foi, por dezessete anos, diretor de bancos, como com o BCN e Pactual. Há dezessete anos fundou a Intervalor, empresa especializada em BPO de serviços financeiros, abrangente a todas as etapas do ciclo de crédito, desde a originação, análise de crédito, back office, até as fases mais avançadas da cobrança. Paralelamente às atividades executivas, foi presidente da ANEPS, Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País, entre 2009 e 2012 e vice-presidente de marketing entre 2013 e 2015.
NOVA DIRETORIA
A nova diretoria do IGeoc é composta de outros quatro conselheiros: Primeiro Conselheiro: Jefferson Frauches Viana, da Way Back; Segundo Conselheiro: Jair Aparecido Lantaller, da Novaquest; Terceiro Conselheiro: Mariane Cardoso Macarevich, da Redebrasil; e Quarto Conselheiro: Flavio Luiz Rossetto, da Rbrasil.