Além de participar de feirões de crédito promovidos por parceiros, a AES Eletropaulo também organiza o seu próprio, que ocorre em suas lojas de atendimento. A primeira participação da concessionária em um feirão ocorreu em 2011, promovido pela Serasa. Em seguida, a empresa começou a trabalhar também com a Boa Vista. O modelo de negociação deu tão certo que, a partir daí, a empresa resolveu realizar a própria feira. Com isso, ela aproveita para oferecer aos clientes a oportunidade de participar de palestras sobre educação financeira e prevenção de acidentes com a rede de distribuição de energia.
De acordo com Teresa Vernaglia, vice presidente de serviços compartilhados, esses eventos tratam-se de um canal adicional e diferenciado para a negociação, já que é um ambiente especifico para esse tipo de transação. Dentre as principais vantagens, ela coloca o ambiente dedicado a realizar negociações, no qual o cliente tem acesso aos principais serviços de crédito, tendo visão total do seu débito no mercado e de como planejar seus pagamentos. “É importante também que o cliente tenha o conhecimento de que é possível negociar dívidas”, afirma. Além disso, o acesso aos serviços acontece durante o final de semana, permitindo disponibilizar o benefício aos clientes que não podem se deslocar durante o horário comercial em dias úteis.
MIGRAÇÃO PARA ON-LINE
Apesar do ambiente ser uma das principais vantagens apontadas, a executiva comenta que a AES acredita nos benefícios das plataformas digitais. Por isso, oferece também aos devedores a possibilidade de realizar a negociação pela internet. “Acreditamos que haverá, ao longo do tempo, uma evolução na migração dos canais tradicionais para a web”, aponta Teresa.