O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede o movimento das vendas a prazo, registrou alta de 10,3% em agosto, comparado com igual período em 2009 e com o mesmo número de dias úteis. Segundo a ACSP, os dados refletem a continuidade do avanço do crédito no país e as promoções de liquidações promovidas pelo varejo na área de bens duráveis.
As consultas ao SCPC/Cheque (vendas à vista) subiram 6,9% na mesma base de comparação entre períodos. Na primeira quinzena de agosto, além do Dia dos Pais, o frio intenso impulsionou as vendas de roupas e calçados. E na segunda quinzena do mês, a volta do clima quente provocou alguma desaceleração à primeira quinzena, mas o ritmo de quase 7% nas vendas segue o comportamento da massa salarial.
“A realidade dos números confirma nossas previsões. Estamos diante de um ano de excelentes resultados e não duvido que fecharemos o ano acima das expectativas”, disse Alencar Burti, presidente da ACSP.