Em seis meses, régua de cobrança que inclui notificações por e-mail e SMS já recuperou R$ 1 bilhão para empresas desde 2015
A Vindi anunciou a liberação da funcionalidade de notificações de cobranças via WhatsApp em seu sistema para empresas. Com a medida, empresas que utilizam a plataforma de pagamentos da LWSA poderão automatizar suas notificações para cobranças, com foco na redução da inadimplência e na recuperação de vendas.
A iniciativa faz parte da estratégia de diversificação dos serviços financeiros oferecidos pela plataforma de pagamentos. “Nossas soluções de recuperação já possibilitaram às empresas, a recuperação de mais de R$ 121 milhões em pagamentos, entre janeiro e junho deste ano, e cerca de R$ 1 bilhão entre junho de 2015 e junho de 2024, por meio de notificações por e-mail e SMS”, destacou Monisi Costa, diretora de payments & banking da Vindi.
Com a notificação via WhatsApp, segundo Monisi, as empresas ganham mais um reforço nas iniciativas para reduzir a inadimplência, oferecendo a seus clientes opções para regularizarem suas dívidas. “Em junho deste ano, a inadimplência chegou a 67,98 milhões de consumidores brasileiros, segundo indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As notificações via WhatsApp atendem a crescente demanda por métodos de comunicação mais eficazes e convenientes tanto para empresas quanto para consumidores, facilitando essa negociação tanto para resolução de dívidas pendentes quanto para concretização de uma venda”.
A nova funcionalidade segue a tendência do novo comportamento do consumidor, que tem estado cada vez mais conectado e resolvendo suas questões de forma on-line. Pesquisa recente da Opinion Box mostrou que 61% dos usuários abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, e 80% dos brasileiros preferem se comunicar com empresas através de mensagens instantâneas.
De acordo com a executiva, “a ferramenta da Vindi permite que as empresas enviem notificações automáticas de cobranças pendentes, vencidas, emitidas, rejeitadas e sejam pagas diretamente pelo WhatsApp, utilizando um número próprio da Vindi ou da própria empresa. Entre seus principais benefícios estão maior recuperação de vendas, link de pagamento na mensagem, mensagens prontas e assertivas, flexibilidade de integração, configuração simples e fácil e controle e visibilidade”.