A Protect Spam atua na identificação e bloqueio de chamadas de spam, fortalecendo a segurança digital
A DMA, especializada em soluções de segurança digital para chamadas telefônicas, anunciou o lançamento da Protect Spam, uma tecnologia exclusiva e protegida por direitos de propriedade intelectual, desenvolvida para identificar e bloquear chamadas indesejadas. Com essa inovação, a empresa fortalece seu portfólio de segurança, que já conta com a Protect Call, voltada à prevenção contra golpes e fraudes digitais.
As chamadas telefônicas indesejadas têm se tornado um problema crescente para os brasileiros. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entre junho de 2022 e dezembro de 2024, foram registradas mais de 1 bilhão de ligações mensais desse tipo, uma média de 743 chamadas por habitante.
A Protect Spam atua na identificação e bloqueio de chamadas indesejadas, garantindo mais tranquilidade para os usuários. O funcionamento se dá em duas frentes:
Chamadas abusivas
Quando identificadas, as ligações são bloqueadas automaticamente, e o motivo do bloqueio pode ser consultado no aplicativo do cliente onde a tecnologia DMA está embarcada.
Chamadas suspeitas
O usuário recebe um alerta na tela do smartphone indicando a possibilidade de spam e pode optar por atendê-la ou não. Ao final da ligação, uma pesquisa permite confirmar se a chamada era de fato spam, ajudando a aprimorar o algoritmo da solução.
A nova solução está disponível para usuários que possuam aplicativos de empresas que fazem parte da Comunidade WeDMA, formada por mais de 150 grandes organizações brasileiras de diversos setores.
Inteligência contra fraudes e chamadas abusivas
Segundo garante Flávia Pollo Nassif, CEO da DMA, “somos a única empresa do setor a oferecer soluções que atuam tanto na prevenção de fraudes e golpes digitais, com a Protect Call, quanto no bloqueio de chamadas abusivas, com a nova Protect Spam. Seu diferencial está no amplo conhecimento do mercado brasileiro e no monitoramento constante das táticas utilizadas por criminosos e práticas abusivas de ligações, permitindo uma resposta rápida a novas ameaças”.
A tecnologia da empresa combina inteligência artificial, machine learning e a inteligência coletiva da Comunidade WeDMA. Todos os dias, mais de 3 milhões de números suspeitos são reportados, ajudando a alimentar e aprimorar o algoritmo Protect AI, que identifica padrões de comportamento suspeitos e bloqueia ameaças em tempo real.
Proteção automática e sem barreiras para o usuário
Muitas soluções de segurança exigem que o usuário tome medidas adicionais, como criar senhas complexas ou realizar autenticações extras. No caso das soluções da DMA, a proteção acontece de forma automática, sem necessidade de ação do usuário, garantindo maior segurança e comodidade. “Com o lançamento da Protect Spam, damos mais um passo para garantir um ambiente digital mais seguro e livre de incômodos. Nossas soluções já protegem milhões de clientes de grandes instituições, como Itaú, Santander, Banco PAN, Banco do Brasil e C6 Bank, contra golpes e fraudes. Agora, também atuamos na redução de chamadas abusivas, oferecendo uma proteção ainda mais completa e eficaz”, destacou a CEO.
Com essa ampliação, a DMA passa a atuar em duas frentes complementares: a Protect Call, que desde seu lançamento em março de 2024 já evitou mais de 12 milhões de golpes, incluindo o da falsa central de atendimento, e a Protect Spam, voltada ao combate de chamadas indesejadas e abusivas. Ambas as soluções são ofertadas de forma independente, permitindo que as empresas escolham a proteção mais adequada às suas necessidades.