A Unify transformou a coordenação regional das unidades da ESPM no país ao oferecer um pacote de Comunicações Unificadas junto a um contact center para atender a comunidade estudantil. A modernização facilitou o acesso dos alunos às informações da instituição, diminuiu em 50% os custos com infraestrutura de rede e deu mobilidade aos executivos no acesso a processos e tomada de decisões.
Com quatro unidades – duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre -, a instituição possui cerca de 1.100 usuários de rede de telefonia e, em paralelo, quatro centrais de call center para atendimento ao público nas mesmas capitais mencionadas. O grande desafio foi centralizar todas as aplicações de um data center, sediado em São Paulo. Outras questões importantes foram implementar a telefonia IP para os usuários e centralizar as operações das centrais de atendimento aos alunos. O processo de implantação da solução OpenScape Enterprise teve início em outubro de 2013 e foi dividido em três fases. Começou com a migração do sistema de telefonia, na sequência foi feita a unificação do call center e do data center, e todo o projeto foi concluído em maio do ano seguinte.
De acordo com a instituição de ensino, os custos com telefonia celular baixaram 10% porque os executivos adotaram a integração via plataformas digitais.”Ganhamos facilidade no gerenciamento do atendimento, no treinamento das equipes, já que o sistema é simples e unificado. Os custos com energia elétrica caíram drasticamente com a utilização de um menor espaço físico de data center”, destaca Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura de TI da ESPM.
O executivo aponta que a unificação das centrais de atendimento aos alunos e do sistema de telefonia VoIP também fizeram a diferença, pois a administração das unidades ficou concentrada na capital paulista. “A implantação do portfólio da Unify foi crucial para a ESPM porque ajudou na centralização das atividades, algo que antes era desafiador, já que gerava muitos custos e perda de espaço físico. Além de otimizar os processos administrativos, o OpenScape Enterprise trouxe mobilidade e agilidade, permitindo, por exemplo, encontros em tempo real por videoconferência”, afirma Bruno Scotti, executivo de vendas da Unify.
O plano da ESPM é ampliar a parceria com a Unify à medida que os negócios demandarem mais tecnologias. “Não há impeditivos no nosso crescimento porque toda a infraestrutura implantada pela Unify é ajustável, de forma muito simples. Temos muito espaço em TI para acomodar o crescimento dos negócios em novas áreas administrativas e de contact centers”, finaliza.