O ganha-ganha do multiatendimento

Entender e antecipar as demandas dos consumidores e, com isso, criar soluções que os satisfaçam é apenas parte do segredo para conquistar um público cada vez mais exigente e informado. Hoje, é imprescindível ir além e entender que atender ao cliente é oferecer experiências marcantes nos diferentes momentos de sua relação com os produtos e serviços de uma empresa. Seja qual for o canal escolhido pelo consumidor, é essencial que as expectativas sejam contempladas em um sentido mais amplo, indo além da relação comercial.
A clara evolução do nível de exigência do consumidor desencadeou um processo de aperfeiçoamento dos vários canais de atendimento – seja telefônico, por e-mail, via website, em lojas físicas e por aplicativos para celular – de modo a colocar o cliente no centro das decisões. Interessante notar que, em muitos casos, o mesmo consumidor utiliza diferentes canais de atendimento e, apesar de ter objetivos variados em cada um deles, espera apenas que todos ofereçam agilidade, serviços de qualidade e informação correta, sempre de forma intuitiva e amigável.
Essa sofisticação dos canais é consequência direta do avanço da tecnologia. A título de exemplificação, em apenas seis meses, entre setembro de 2015 e março de 2016, houve um aumento significativo na proporção de brasileiros com smartphones que dizem já ter encomendado algum produto físico por meio de apps ou sites móveis. Em setembro passado, esse grupo de consumidores móveis representava 41% do total. Em março, subiu para 61,8%. Trata-se de um salto de praticamente 21 pontos percentuais em apenas seis meses.
Portanto, os dispositivos móveis estão modificando o comportamento do consumidor e tornando a fronteira entre o atendimento físico e virtual cada vez menos nítida. Isso não é uma tendência, já é realidade. E da mesma forma que os consumidores estão cada vez mais conectados para consultar e efetuar compras usando dispositivos móveis, eles querem a possibilidade de ter a empresa na palma das mãos. E ter a empresa em suas mãos significa ter respostas para seus questionamentos de forma simples e rápida.
Assim como o consumidor está aprendendo a utilizar a tecnologia a seu favor, empresas de todos os segmentos também devem aproveitá-la para elevar o nível de satisfação do cliente.
Jorge Braga é vice-presidente de operações da Nextel Brasil.

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O ganha-ganha do multiatendimento

Autor: Jorge Braga
Entender e antecipar as demandas dos consumidores e, com isso, criar soluções que os satisfaçam é apenas parte do segredo para conquistar um público cada vez mais exigente e informado. Hoje, é imprescindível ir além e entender que atender ao cliente é oferecer experiências marcantes nos diferentes momentos de sua relação com os produtos e serviços de uma empresa.
Seja qual for o canal escolhido pelo consumidor, é essencial que suas expectativas sejam contempladas em um sentido mais amplo, indo além da relação comercial de troca de um produto e serviço e do respectivo pagamento por isso.
A clara evolução do nível de exigência do consumidor desencadeou um processo de aperfeiçoamento dos vários canais de atendimento – seja telefônico (pessoal ou eletrônico), por e-mail, via website, em lojas físicas e por aplicativos para celular – de modo a colocar o cliente no centro das decisões.
Interessante notar que, em muitos casos, o mesmo consumidor utiliza diferentes canais de atendimento e, apesar de ter objetivos variados em cada um deles, espera apenas que todos ofereçam agilidade, serviços de qualidade e informação correta, sempre de forma intuitiva e amigável. Em resumo, seja qual for o meio utilizado, o consumidor procura, sempre, uma experiência positiva em todos os sentidos.
Essa sofisticação dos canais de atendimento é consequência direta do avanço da tecnologia. A título de exemplificação, em apenas seis meses, entre setembro de 2015 e março de 2016, houve um aumento significativo na proporção de brasileiros com smartphones que dizem já ter encomendado algum produto físico por meio de apps ou sites móveis. Em setembro passado, esse grupo de consumidores móveis representava 41% do total. Em março, subiu para 61,8%. Trata-se de um salto de praticamente 21 pontos percentuais em apenas seis meses.
Portanto, os dispositivos móveis estão modificando o comportamento do consumidor e tornando a fronteira entre o atendimento físico e virtual cada vez menos nítida. Isso não é uma tendência, já é realidade.
E da mesma forma que os consumidores estão cada vez mais conectados para consultar e efetuar compras usando dispositivos móveis, eles querem a possibilidade de ter a empresa na palma das mãos. E ter a empresa em suas mãos significa ter respostas para seus questionamentos de forma simples e rápida.
Assim como o consumidor está aprendendo a utilizar a tecnologia a seu favor, empresas de todos os segmentos também devem aproveitá-la para elevar o nível de satisfação do cliente.
Atenta a esse novo cenário, a Nextel tem investido na redução das demandas nos canais presenciais, lançando mão da tecnologia para incrementar o atendimento digital via web e, principalmente, por meio do aplicativo “Meu Nextel”.
Atualmente, os canais digitais são responsáveis pelo atendimento de 75% das demandas de nossos clientes. Hoje, mais de 1 milhão de usuários dos serviços prestados pela Nextel consultam suas contas, emitem segunda via de fatura ou fazem upgrade de planos pelo app, sem a necessidade de recorrer às centrais de atendimento ou ir até uma loja.
Além de gerar economia para a empresa e liberar recursos para investimentos no nosso core, a nova dinâmica de relacionamento tem como principal consequência a completa satisfação do cliente, que cada vez mais avalia positivamente a rápida resolução de suas demandas por meio do aplicativo.
Atendimento de qualidade sempre esteve no DNA da Nextel e, condizente com essa premissa, a empresa pretende levar isto para o próximo nível, usando a tecnologia como fator de aceleração e transformação dos processos de negócio.
Jorge Braga é vice-presidente de operações da Nextel Brasil.

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