Autor: Paulo França
A transformação das empresas não é mais uma questão de ‘será que acontecerá? ‘, mas sim de ’em que momento acontecerá’, e o mercado trata de responder rapidamente esta indagação: a jornada já está acontecendo! A Transformação Digital é um processo amplo com mudanças profundas e estruturais, cujas empresas buscam melhorar e até reinventar seu negócio e seus modelos de operação.
O processo que vivemos atualmente é decorrência da transformação que a sociedade está passando e que, consequentemente, abrange o campo dos negócios, onde está diretamente relacionado à inovação e aplicação de novas tecnologias. A transformação, há tempos encarada como diferencial estratégico, atualmente é vista como uma questão de sobrevivência para as companhias, ainda mais se considerarmos que os consumidores não querem somente produtos ou serviços tradicionais, como também procuram respostas satisfatórias e experiências extraordinárias com a mesma agilidade em que surgem suas necessidades. Mas afinal, como alcançar os objetivos do negócio na jornada digital?
Para iniciar, precisamos ter em mente que uma empresa não se torna digital de um dia para o outro, a jornada é contínua. Nesse contexto, é necessário partir dos objetivos do negócio e fazer um diagnóstico do nível de maturidade completo do ambiente empresarial que a organização está inserida. Como? Avaliando o negócio, seus processos e suas tecnologias, bem como a experiência que proporciona aos seus clientes, seus concorrentes e até outras operações distintas, e que tragam insights de modelo de negócio e benchmarking para a aplicação de tecnologias. A partir daí, são propostas alterações do negócio e dos processos ou até novos modelos de operação alinhados às necessidades da empresa e às tecnologias que serão habilitadoras para a jornada.
Depois, é necessário trabalhar na cultura da organização, mudança de mindset da liderança, o engajamento e a participação dos colaboradores, além de apoiar iniciativas de inovação que aceite erros e estimule a criatividade. Esta é uma das fases mais complexas da jornada, pois trata-se de mudança de pessoas que estão com as cabeças moldadas por anos de atuação e gerenciamento com determinado modelo de negócio. O investimento em treinamentos para ter pessoas capacitadas é outro fator chave para o sucesso, pois sem isso a operação futura não será autossustentável. Adicionalmente, temos a mudança da área de TI para uma atuação alinhada com a estratégia e às necessidades do negócio e não somente como suporte e apoio operacional.
O resultado das fases acima trará insumos como o conhecimento da operação, o que pode e precisa ser mudado, ou seja, a situação atual e o delta para o desejado em relação aos processos e tecnologias. Desta forma, deve-se estipular objetivos de longo prazo subdivididos em metas realistas e alinhadas com o objetivo e, depois, monitorá-las em perspectivas financeiras, qualitativas e estratégicas. Um ponto importante é que deve haver sinergia entre negócio e tecnologia, ou seja, visão de operação integrada para criação de processos simples ágeis e modelos de negócios mutantes e digitais.
Considerando que estamos vivendo em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo, que traduz muito bem os desafios enfrentados no âmbito empresarial, é importante iniciar a jornada digital o mais rápido possível e ser proativo às mudanças, independente do atual nível de maturidade que sua empresa esteja, pois somente assim as companhias alcançarão o sucesso na jornada digital.
Paulo França é gerente de digital consulting da Engineering.