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Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco Pan

Comportamento de compra de Baby Boomers e GenZ é altamente impactado por campanhas

Segundo pesquisa da Mosaico, 93% dos entrevistados da Geração Z e 84% dos Baby Boomers indicam que campanhas publicitárias, promoções ou recomendações de criadores de conteúdo motivam suas compras

A decisão de compra de todos os perfis geracionais é impactada de forma expressiva por campanhas publicitárias, promoções e influenciadores. A constatação faz parte da pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco Pan, dona do Buscapé e do Zoom e gestora do Shopping do Pan, apontando que, das 1.494 pessoas entrevistadas em todas as regiões do país, entre os dias 25 e 26 de março, pela plataforma de pesquisas QuestionPro, 93% dos jovens nascidos na Geração Z (entre 1997 e 2010) e 84% dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) consideram essas abordagens como motivadores importantes de suas compras – a pesquisa também considerou os nascidos na Geração X (1965-1980) e os Millennials (1981-1996). 

No entanto, as gerações mais jovens e mais velhas divergem significativamente em quase todos os aspectos do levantamento. Por exemplo, quanto à preferência por compras em lojas físicas ou on-line, com o avanço do e-commerce e da digitalização, os mais jovens optam pela conveniência e rapidez das compras online em 46% das vezes. Esses consumidores também preferem o pagamento digital em 51% das transações e são atraídos por cashback em 69% das ocasiões. Em contraste, os Baby Boomers, familiarizados com o pagamento digital (escolhido por 53% deles), são consumidores habituados às compras presenciais (74%) e não se interessam tanto por cashbacks ou cupons de desconto, utilizados em apenas 21% das transações.

A diferença geracional é ampliada ainda mais quando se trata da preferência por canais para descobrir novos produtos ou serviços. Enquanto a Geração Z prefere redes sociais e influenciadores em 51% das vezes, apenas 22% dos Baby Boomers são impactados por esses meios. Em contrapartida, 44% dos Baby Boomers confiam nas recomendações de amigos e familiares, uma forma de aconselhamento que influencia 26% das descobertas da Geração Z. Blogs e sites de análises de produtos ocupam o terceiro lugar para ambas as gerações, impactando 23% dos mais jovens e 22% dos mais velhos.

O comportamento das gerações converge novamente quando se trata das ferramentas utilizadas no processo de compra: tanto os mais jovens quanto os mais velhos preferem aplicativos específicos em detrimento dos sites de varejo. Enquanto 69% da Geração Z prefere comprar via apps, apenas 51% utilizam sites de varejo para concluir suas compras. Para os Baby Boomers, esses números são de 53% e 47%, respectivamente, mostrando uma preferência similar por aplicativos específicos.

A pesquisa também revela que, embora todas as gerações prefiram marcas conhecidas, os nascidos na Geração Z demonstram maior fidelidade. Cerca de 17% deles preferem sempre comprar produtos das mesmas marcas, em comparação com apenas 11% dos Baby Boomers. “A compreensão dos comportamentos de compra das diferentes gerações pode apoiar significativamente as marcas em suas estratégias de marketing. Por exemplo, quando as compras em sites de varejo cedem espaço para aplicativos específicos, o mercado como um todo precisa reavaliar seus desafios e se reposicionar para alcançar tanto os clientes mais jovens quanto os mais velhos. E isso deve ser feito não apenas buscando o aumento das vendas, mas também pensando em garantir a melhor experiência para um público etário amplo e diversificado”, comentou Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco Pan.

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