Pesquisa do PayPal indica que maioria trocou meio físico pelo digital para aproveitar recompensas e descontos
Em 2021, cerca de 75% dos brasileiros e brasileiras que fazem compras rotineiras on-line – o chamado “everyday spending” – preferiram pagar por combustíveis para seus veículos via aplicativos de smartphone. Além disso, 9 em cada 10 desses consumidores planejam continuar fazendo o mesmo no pós-pandemia. As principais razões apontadas para isso são o maior controle de gastos, principalmente neste momento de disparada internacional de preços, e medo de contágio pela Covid-19.
Os dados fazem parte da pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela Edelman sob encomenda do PayPal, empresa global em pagamentos eletrônicos, em sua vertical de combustíveis. O estudo ouviu, no final do ano passado, mil consumidores on-line que fizeram pelo menos duas compras nas categorias de gastos diários nos 30 dias que antecederam as entrevistas.
O PayPal descobriu que os consumidores gostam da experiência de fazer compras cotidianas de forma digital, e consideram a tarefa fácil e prática. Para 83,7% dos entrevistados, o ato de pagar por combustíveis via aplicativo já faz parte do dia a dia. Esses consumidores se preocupam com a segurança de suas compras on-line, independentemente do serviço, produto ou canal utilizado. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais. Além disso, muitos brasileiros trocaram o físico pelo digital para aproveitar os descontos e recompensas oferecidos pelos apps.
Tempo e dinheiro
De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados afirmam que o uso de aplicativos para comprar (ou pagar por) combustíveis aumentou durante a pandemia. Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 50,4% dos brasileiros compradores online recorrentes usavam apps para pagar pelo abastecimento nos postos de combustíveis diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice bateu os 60%. E os entrevistados pelo estudo do PayPal acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia – 57% dizem que vão se manter fiéis ao modelo online.
Enquanto 86% gostam de pagar on-line por combustíveis atraídos pelas recompensas oferecidas pelos aplicativos, 89,5% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas quando pagam pelo abastecimento via apps.
Meios de pagamento
Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online de combustíveis (78,1%), principalmente entre as mulheres (82%). Em seguida vêm os cartões de débito (61,8%), preferidos pelos homens (64,9%). Em terceiro lugar aparecem as carteiras digitais (39,1%).
Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para pagar por combustíveis via app tende a fazer isso com mais frequência (81,6% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e mulheres que abastecem seus carros pagando com carteira digital sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 81%). Por outro lado, 83,7% dizem que o uso de aplicativos para pagar por combustíveis já faz parte de seu dia a dia.
Saúde e segurança
De acordo com o levantamento, 73,8% dos entrevistados disseram comprar combustível via app por motivos de saúde ou para evitar o contágio da Covid-19. Já 69,4% estão preocupados com a segurança dos pagamentos on-line via aplicativo nesta vertical – índice que cai para menos de 40% quando esse pagamento é realizado via carteira digital.
Boa experiência e futuro
Outro dado é que 86,3% dos brasileiros e brasileiras gostam da experiência de pagar on-line por combustíveis. Brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras digitais ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.