Deixe um comentário
Excelência no Atendimento ao Cliente
Antes de começar a abordar quaisquer dos aspectos do tema Atendimento ao Cliente, toco na principal característica que profissionais que queiram atuar nessa área têm que ter: a postura prestadia. Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: que gosta de ajudar; prestativo.
Tal postura é um estímulo que vem de dentro para fora, ou seja, é intrínseco. Geralmente, no senso comum, pessoas assim estão sempre disponíveis a dar informações quando solicitadas, a ensinar, a orientar, a realizar trabalhos voluntários e sociais com prazer.
Além de ser prestativo, outros pontos são muito importantes para quem pensa em ter sucesso no Atendimento ao Cliente:
Empatia, solidariedade;
Satisfação em lidar com “gente”;
Desprendimento;
Gentileza;
Simpatia;
Sensibilidade;
Traquejo;
Maturidade;
Paciência, entre outras;
Enfim, ter as habilidades sociais desenvolvidas. Como se desenvolve tais características? Lendo, buscando conhecimento, preparação, aprimoramento, fazendo o próprio laboratório, aceitando críticas, fazendo auto-avaliação e reforma íntima constante.
Um pensamento muito equivocado faz com que alguns profissionais se percebam “vencidos” por alguns clientes ou situações “difíceis”. Coloquei entre aspas porque cliente difícil depende do ponto de vista em que se analisa. Um atendente explosivo, grosseiro e sem paciência, naturalmente, despertará as mesmas reações no cliente. É a lei da ação e reação, causa e efeito. Tal pensamento é o de que o cliente está contra o atendente, ou seja, este leva para o lado pessoal ao invés de raciocinar de maneira mais ampla, entendendo que o cliente está chateado, indignado ou revoltado contra a qualidade do produto, do serviço ou ainda, da empresa.
Entender o outro pode não ser tarefa fácil, mas deve ser um treino diário, principalmente, para quem não tem as habilidades acima bem trabalhadas. O bom relacionamento é cultivado, cuidado.
A gentileza frustra qualquer intenção mais grosseira ou agressiva da outra parte. Quando um interlocutor (no caso, o atendente) fala em baixo tom de voz, acaba induzindo o outro a também, fazer o mesmo.
O contato visual é imprescindível a fim de passar credibilidade, confiança e segurança ao cliente.
Por fim, ainda não falei do amor, que é o sentimento, a energia universal mais poderosa capaz de operar mudanças. Um trabalho realizado com amor, só pode trazer os melhores resultados.
Profissionais que atuam com Atendimento ao Cliente, em SAC, devem se sentir privilegiados, pois não é qualquer um que pode ser aprovado para o cargo. Esses são criaturas especiais!
Abraço!
0 comentário em “Excelência no Atendimento ao Cliente”
Deixe um comentário
Excelência no atendimento ao cliente
Data: 28 de julho
Horário: das 8h ás 17h
Local: Cenesp – Rua Treze de Maio, 717 – Bela Vista – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 3608-7151 no e-mail [email protected] ou www.meirecampos.com
Deixe um comentário
Excelência no atendimento ao cliente
A Drogaria Onofre anuciou que pretende aumentar em até 60% o investimento em Recursos Humanos para 2006. O foco será em treinamentos diferenciados, especialmente nas áreas de perfumaria importada e medicamentos genéricos. A Onofre prevê ainda a construção de uma loja-modelo que simulará os diversos tipos de serviços oferecidos. Na ponta disso tudo está o cliente. “Investimos muito em novas tecnologias e na formação de pessoas, já que nosso foco é a excelência na qualidade do atendimento ao cliente. Não basta termos os melhores produtos e equipamentos, precisamos também de profissionais altamente qualificados”, diz Marcos Arede, diretor comercial da Drogaria Onofre.
Como a rede vende perfumes importados, os atendentes das lojas recebem treinamento sobre perfumaria e cosméticos, que contempla, por exemplo, todas as fases que uma fragrância possui. Após essa etapa, eles se aprofundam na exclusividade de cada marca. Na área de medicamentos genéricos, os funcionários da drogaria fazem visitas periódicas aos principais laboratórios, acompanhando todo o processo de industrialização do produto. “Além de ilustrar todo o processo de fabricação do medicamento, esse tipo de treinamento faz com que cada profissional tenha mais conhecimento e segurança sobre o produto que está oferecendo ao cliente”, comenta Arede.
Além da qualidade no atendimento, como resultado de todo esse investimento em capacitação, a Drogaria Onofre possui o menor turn over do setor farmacêutico, segundo o diretor comercial. “Temos 1.200 funcionários e um índice de 15% de turn over, enquanto no mercado esse índice fica em torno de 40%”, afirma Marcos.
Deixe um comentário
Excelência no atendimento ao cliente
A Mission promove no dia 10 de fevereiro, em São Paulo, o curso “Excelência no Atendimento ao Cliente”, dirigido a profissionais liberais, gerentes, coordenadores e supervisores de vendas e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente no contato com clientes internos e externos ou que tenham interesse em desenvolver suas habilidades de relacionamento com o cliente. O objetivo do curso é desenvolver habilidades de atendimento e relacionamento com clientes; avaliar o atendimento da sua empresa; e melhorar a postura e a imagem de sua empresa com foco na fidelização dos seus clientes.
A sócia gerente da Trigo Consultoria em RH, Roberta Trigo, ministrará o curso, que terá em seu conteúdo programático: explicando a relação entre cliente, empresa, funcionário; atitudes positivas; o que encanta o cliente?; processo de comunicação; desenvolvendo comunicações claras, objetivas e positivas; barreiras na comunicação; atendimento telefônico; o que deve ser evitado na comunicação por telefone; roteiro do atendimento eficaz; criatividade no atendimento; conduzindo o atendimento com agilidade – perguntas chaves; compreender o cliente e encontrar uma solução para cada caso; como atender reclamações de forma simpática e profissional; como manter o controle emocional diante de situações difíceis; administração do tempo em vendas; técnicas de vendas; administração em vendas; e motivação para o trabalho.
Informações e inscrições pelo telefone 0800 14 30 40 e-mail [email protected] ou no site www.mission.com.br
Horário: das 9h às 18h
Local: Flat Transamérica the Advanced, Rua Bela Cintra, 1356, São Paulo – SP
Deixe um comentário
Excelência no atendimento ao cliente
A Associação do Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) estará promovendo nos dias 24/01, 14/02, 20/03, 17/04, 15/05 e 19/06, em São Paulo, o curso “Excelência no Atendimento ao Cliente”. O objetivo é proporcionar, aos profissionais que prestam atendimento pessoal a clientes, um momento de profunda análise, levando-os a praticar a excelência da qualidade do serviço de atendimento, visando obter mais e melhores resultados.
O programa do curso está dividido em: o que o nosso mercado exige?; como elaborar um plano de desenvolvimento pessoal?; sinergia organizacional; a importância da comunicação e a busca do aperfeiçoamento; a importância do planejamento, da organização e do controle; como administrar o tempo de maneira eficiente e eficaz atendimento telefônico?; como atender corretamente de maneira clara e objetiva; diferenças fundamentais entre os diversos clientes; identificando, traduzindo e complementando a linguagem do cliente; e análise e os porquês de “o cliente sempre tem razão”.
Informações pelo telefone (11) 3372 3800, pelo e-mail [email protected] ou no site www.advbfbm.org.br
Horário: Das 8:30h às 17:30h
Custo: R$ 420,00
Adorei o”criatura especial”,kkkk
realmente não é fácil lidar c/pessoas em qualquer atividade,ainda mais atendimento.Por outro lado tem cliente q se irrita se vc fala manso c/ele ou ouve ativo,ela acha q de repente vc n tá prestando atenção ao q ele diz, é 8 ou 80.
Seu artigo está muito bom mesmo, parabéns! Em todas as profissões é importante fazer o melhor. Trabalhar com pessoas é tarefa muito difícil, pois somos muito oscilantes, temperamentais. Uma das coisas sempre muito importante é pensar: como gostaria de ser atendido, se estive do outro lado do telefone? É a tal da empatia, palavra pouco conhecida, muito confundida. Saber se colocar no lugar do outro facilita demais tudo que fazemos na vida, especialmente o atendimento por telefone. Abraços
Eu já li e gostei muito!
Como de costume você mandou muito bem!!
Parabéns e continue a nos brindar com seus artigos de primeira qualidade!!!
Grande abraço!!!!!!
Rogerio Lázaro
Olá, Fabiana!
Gostei muito e twittei. Acredito muito na lei de ação e reação.
Abraços,
Chana
Bom dia !
Fabiana,
mais uma vez, mandaste muito bem para que possamos refletir e muito como estamos atendendo aos nossos clientes, Parabéns pela matéria….
Para fechar, Postura Prestadia sempre !!!!
Att,
Wagner Martins
Fabiana, obrigado pelos artigos maravilhosos.
Cordialmente,
Eder P.
Muito interessante. Aproveitei bem o artigo no meu treinamento de Atendimento ao Cliente.
Gostaria de obter suas sugestões de perguntas que um supervisor possa fazer no momento da entrevista com um atendente.
No aguardo, grata,
Oi Val
Quando me referi ao baixo tom de voz, quis dizer que o tom deve ser audível, firme, educado e não indiferente ou negligente; apostura ajuda muito. O cliente, com certeza, perceberá o interesse do atendente, mesmo com tom de voz normal.
Volte sempre ao Blog com comentários! rsrs
Beijos
Oi Valmir
Você tem razão, muitos confundem Empatia com Simpatia e até com Antipatia.
O fato de nos colocarmos no lugar do outro (ou de tentarmos) já é um bom exercício para começarmos a compreender o outro.
Adoro seus comentários, continue acompanhando os artigos.
Beijos
Rogerio
Eu é que fico honrada com seus comentários!
Muito obrigada pelos Parabéns,
Forte abraço!
Fabiana Sanches
Olá Chana
Muito obrigada pelo comentário e por ter twittado, que honra!!
Volte sempre ao Blog.
Abraço,
Fabiana Sanches
Oi Wagner
Fico honrada com seus comentários, por favor, continue acompanhando o Blog.
Muito obrigada e forte abraço!
Fabiana Sanches
Oi Eder!
Obrigada você, pelo comentário! Volte sempre ao Blog.
Abraço
Fabiana Sanches
Oi Marcia
Muito obrigada pelo comentário! Volte sempre ao Blog.
Espero que o roteiro de perguntas para entrevista que sugeri tenha te trazido êxito.
Abraço,
Fabiana Sanches