No ano passado foram registrados mais de 740 mil atendimentos, dos quais mais de 177 mil não foram resolvidos por meio de acordo
O Procon-SP divulgou o “Cadastro de Reclamações Fundamentadas” com as empresas com maiores índices de reclamações ao longo de 2022. Ao todo, 16.745 companhias receberam alguma reclamação de clientes no ano passado, com a plataforma de compras Facily liderando o ranking ao apresentar 26.009 mil registros. Na sequência aparece a distribuidora de energia elétrica do estado, Eletropaulo/ Enel, com 6.789 no total e a operadora de telefonia Claro/ NET, com 5.233 registros no Procon no ano passado.
A entidade registrou 740.318 atendimentos ao longo de 2022 por meio do canal on-line e dos postos presenciais. Um total de 177.882 destes atendimentos não tiveram solução por meio de acordos e tornaram-se “reclamações fundamentadas”. Segundo o Procon, essas reclamações fundamentadas são demandas sem conclusão na fase preliminar, que passam para uma segunda etapa de conciliação com a abertura de um processo administrativo contra a empresa reclamada.
Em 2021, a Facily ocupou o 17º lugar entre as empresas mais reclamadas no Procon-SP. No ano passado, a empresa subiu para o primeiro lugar isolado em termos de quantidade de reclamações. Dos 26.009 registros, apenas 31% foram concluídos, com 17.924 atendimentos em aberto. Já a Enel, posicionada na segunda colocação, tem números menores em todos os quesitos – inclusive de solução. Foram 6.789 reclamações no total, com 15% de índice de resoluções. Um total de 5.746 reclamações se encontram sem solução. Enquanto a Claro, terceiro lugar no ranking, apresenta o melhor índice de resolução, com 51,5% de reclamações atendidas. Foram registradas 5.233 atendimentos contra a empresa no ano passado e 2.536 continuam pendentes.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Wilton Ruas, “a divulgação dessa lista deve ser encarada como uma oportunidade para que as empresas aprimorem seus processos de relacionamento com seus clientes, buscando sempre um melhor atendimento e, como consequência, uma melhoria contínua em sua posição no ranking de reclamações nos próximos anos”.
A lista do Procon com as 10 mais reclamadas é a seguinte:
1. Facily
Total de reclamações: 26.009
atendidas 31,09%
2. Eletropaulo/ ENEL
Total de reclamações: 6.789
atendidas 15,36%
3. Claro/ NET
Total de reclamações: 5.233
atendidas 51,54%
4. Mercado Livre
Total de reclamações: 4.800
atendidas 34,58%
5. Vivo/ Telefônica
Total de reclamações: 4.079
atendidas 47%
6. Bradesco
Total de reclamações: 3.387
atendidas 31,30%
7. Samsung
Total de reclamações: 3.292
atendidas 43,50%
8. Via (Casas Bahia/ Ponto Frio/ Extra.com)
Total de reclamações: 3.046
atendidas 69,27%
9. Itaú
Total de reclamações: 2.929
atendidas 30,22%
10. Magazine Luiza
Total de reclamações: 2.788
atendidas 39,28%