Estudo da Kantar revela que as pessoas ao redor do mundo estão optando por produtos mais básicos e embalagens maiores
O setor de higiene e beleza vem se recuperando aos poucos da crise global provocada pela pandemia de Covid-19. Essa melhora se deve, principalmente, aos mercados na Ásia e na América Latina. As informações constam de pesquisa realizada pela Kantar, especializada em dados, insights e consultoria, segundo a qual, entre 2019 e 2021, o setor cresceu 4% em vendas no Brasil.
O estudo revela que países como Argentina (+71% – crescimento pautado pela alta inflação), Chile (+13%), Vietnã (+13%), Arábia Saudita (+10%) e Indonésia (+10%) também destacam números expressivos. A recuperação está vinculada à simplificação da rotina de cuidados, com produtos mais básicos e embalagens maiores. Entre 2020 e 2021, a cesta de Higiene & Beleza cresceu 4,1% em toneladas e 0,3% em unidades. Escova de dentes e xampu são os itens preponderantes dentro do contexto.
Cuidados com os cabelos
Outro aspecto em destaque na sondagem é o relativo aos cuidados com os cabelos, com o xampu ganhando protagonismo, mas produtos complementares, como condicionador, vêm perdendo espaço, deixando essa rotina mais simples e com menor desembolso. Esse mercado, no entanto, traz oportunidades. O tipo do fio impacta diretamente na escolha do produto. Itens premium, por exemplo, estão sendo mais buscados por quem tem cabelos ondulados. Isso fez com que a categoria crescesse de 2,3% em ocasiões de uso em 2021 para 3,2% no ano seguinte.
O estudo da Kantar a respeito do uso de produtos de Higiene & Beleza ao redor do mundo contemplou dados de 50 mil pessoas espalhadas por nove países. No Brasil, 4 mil participaram da pesquisa.
Foto de Christin Hume na Unsplash.