Crescimento do mercado de brinquedos em 2023 impulsiona iniciativas de fidelização que geram aumento nas vendas e na taxa de recompra
A Toy Mania anunciou um aumento de 40% no ticket médio de suas vendas, reduzindo a dependência da sazonalidade. “O mercado brasileiro de brinquedos registrou um crescimento significativo em 2023. De acordo com as estimativas da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o setor cresceu 7%, atingindo um faturamento de R$ 9 bilhões. Nesse cenário, a Toy Mania, apesar de sua longa trajetória no e-commerce, sempre enfrentou um desafio comum no setor: a sazonalidade das vendas, concentradas majoritariamente em datas comemorativas como Dia das Crianças e Natal, que representam cerca de 70% do faturamento anual. Para reverter esse quadro, a empresa apostou no programa de fidelidade da plataforma BonifiQ, implementado há quase dois anos”, explicou Eduardo Carvalho, CEO da Toy Mania.
Segundo o executivo, “o aumento do ticket médio é um indicativo de que estamos conseguindo manter os clientes engajados ao longo de todo o ano, e não apenas em datas específicas”, afirma. “Além disso, a taxa de recompra subiu de 3.5% para 7.5%, mostrando que nossos esforços para fidelizar o cliente estão dando resultados”.
A gamificação que engaja
Ainda de acordo com o CEO, “a pesquisa Panorama de Fidelização no Brasil, publicada no segundo semestre de 2023, o percentual de consumidores que preferem comprar em marcas que oferecem um programa de fidelidade passou de 72% a 85,2% no decorrer de um ano. O impacto do programa de fidelidade gamificado da BonifiQ vai além do ticket médio e da recompra. A visibilidade da marca também aumentou consideravelmente, com um crescimento de 350% no número de reviews. Esses índices são importantes para a estratégia de SEO e para a distribuição de conteúdo on-line”.
Ele considera que isso se deve ao incentivo de pontos em troca de avaliações, além de uma comunicação estruturada para promover essa interação. Para a BonifiQ, a parceria com a Toy Mania representa uma validação de suas capacidades de fidelização. “Nosso objetivo é ajudar as empresas a desenvolverem programas de fidelidade que realmente engajem os consumidores e tragam resultados tangíveis. Ver os resultados positivos do nosso cliente nos motiva a continuar aprimorando nossa plataforma”, comentou Vinícius Fagundes, CEO e cofundador da BonifiQ.