O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Unilever fecha parceria com app para acessibilidade a produtos 

Ferramenta desenvolvida pela startup Alia Inclui possibilita aos consumidores acesso à audiodescrição sobre os produtos que desejam comprar no varejo

A Unilever anunciou que, em parceria com a Alia Inclui, startup voltada para promoção de acessibilidade a produtos para pessoas com deficiência visual e dificuldade de leitura, passa a disponibilizar seu portfólio de Cuidados Com a Casa no aplicativo da parceira, com o objetivo de tornar a experiência de compra mais acessível e inclusiva para a população que enfrenta diferentes tipos de dificuldade visual. As marcas Omo, Comfort, Fofo, Cif e Vim protagonizam a agenda e seus produtos já podem ser encontrados com essa tecnologia nas gôndolas dos supermercados, por meio do aplicativo Alia Inclui, que é disponibilizado gratuitamente para smartphones com sistemas Android ou IOS.

A iniciativa nasceu depois de o time de Cuidados com a Casa ter feito visitas às residências de consumidores com deficiência visual e com deficiência física, no final de 2023, a fim de entender com profundidade alguns aspectos da experiência de compra e de uso dos produtos que compõem essa divisão. “Como estamos presentes na maioria dos lares brasileiros, precisamos e queremos ter relevância diante dos mais diversos consumidores. Além de sabermos da responsabilidade que temos de influenciar e acelerar a agenda de diversidade, equidade e inclusão em todos os nossos processos e em toda a sociedade. E tendo em vista que os consumidores estão no centro da nossa estratégia de negócio, ampliamos a acessibilidade às marcas de cuidados com a casa e das roupas que possuem alta penetração no mercado. Esse é somente o primeiro passo para que possamos expandir a parceria futuramente “, destacou Yasmine Antacli, líder de marketing para Cuidados com a Casa da Unilever Brasil.

Para ter acesso aos dados dos produtos, a ferramenta possibilita de maneira simples e intuitiva que os usuários façam o escaneamento do código de barras dos itens que procuram em tempo real, com aviso sonoro para melhor posicionamento da embalagem e leitura por meio de audiodescrição. 

Atualmente, o aplicativo Alia Inclui também conta com recursos de inteligência artificial para trazer informações de produtos, porém, isso pode se tornar um fator limitante na experiência do usuário tendo em vista que produtos de empresas não aliadas trazem apenas informações básicas e não qualificadas. “Ao cadastrar o seu portfólio, a Unilever permite que os dados de seus produtos sejam acessados com informação segura em qualquer lugar do país, como também garante uma experiência de compra mais inclusiva e completa, uma vez que as informações do rótulo são disponibilizadas detalhadamente. Isso possibilita a identificação da gramatura, variante e composição do produto, instruções de uso, precauções de uso, entre outras informações no momento em que o consumidor está na gôndola e deseja encontrar o produto certo que necessita”, explicou Yasmine.

Segundo Tatiana Duarte, cofundadora e CEO da Alia, “no caso da descrição de produtos, o Braille apresenta algumas barreiras. Sendo assim, apostamos na tecnologia e na vontade genuína de companhias como a Unilever, que compactuam dos mesmos valores que nós. Termos a Unilever como empresa Aliada é um importante marco em nossa trajetória e um exemplo a ser seguido por outras corporações que assumem sua responsabilidade social. Essa parceria evidencia que juntos podemos construir uma sociedade mais inclusiva”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima