Iniciativa da entidade orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores por meio de práticas corporativas responsáveis
A VR anunciou que acaba de ingressar no Pacto Global da ONU no Brasil, iniciativa que visa mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 10 princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.
“A VR, como um ecossistema de serviços em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, todos voltados a melhorar a jornada do trabalhador – tem avançado em sua estratégia ESG e possui um conjunto de metas a serem alcançadas até 2027. Já identificamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, prioritariamente, escolhemos apoiar três deles diretamente conectados ao negócio e as iniciativas de impacto da companhia”, afirmou Sergio Suchodolski, vice-presidente de Investimentos e membro no Conselho de Administração da VR.
Mais trabalho e menos fome
De acordo com o executivo, esses objetivos são o ODS 2, que busca acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição; o ODS 8, que promove trabalho decente para todos e incentiva a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas; e o ODS 10, que foca na redução das desigualdades e oferece serviços financeiros acessíveis para contribuição à saúde financeira de grupos prioritários. “A história da VR está conectada ao social, porque nasceu do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), uma das mais bem-sucedidas políticas público-privadas do país. Diversos ODS têm conexão direta com o negócio, porque apoiam e promovem valores que são inegociáveis para nós, como a alimentação e o trabalho digno. Fazer parte do Pacto Global demonstra que o setor privado deve se mobilizar e unir forças para fomentar compromissos sociais, ambientais e econômicos”, explica o executivo.
Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.