Campanhas de recuperação de crédito são uma ótima oportunidade para educar os devedores e proporcionar um relacionamento com o cliente onde ele se sinta confortável. A Serasa Experian, que realiza o Feirão Limpa Nome, desde abril do ano passado, acredita que essa é uma das principais vantagens das feiras. “O relacionamento pessoal que ele proporciona, o contato, a conversa, o diálogo, é sempre válido dar essa oportunidade para os consumidores”, afirma Maria Zanforlin, superintendente de serviço ao consumidor da Serasa Experian.
Realizado nas principais cidades do país, com stands de negociação das empresas parceiras, o feirão traz como vantagem sobre o modelo on-line a negociação direta com a empresa credora, na visão de Maria. “No presencial, você sai de lá com a negociação feita”, explica. Já no modelo digital pode haver uma demora, já que há uma etapa a mais para ser seguida. O cliente faz a proposta e tem de esperar que a mesma seja analisada pelo credor. Outra vantagem é o contato com o consumidor, que acaba se tornando numa oportunidade de educar as pessoas, já que os feirões contam com palestras de educação financeira e permite ao devedor tirar duvidas com as próprias empresas credoras, para não entrar numa situação de inadimplência futura.
Essa falta muitas vezes de conhecimento chega ao caso de ter inadimplentes que não sabem nem para que empresa está devendo ou o tamanho da divida, de acordo com Maria. Por isso é sempre feita uma triagem onde é dado o contato das empresas para os devedores. “Nós não entramos como intermediador, a ideia é colocar o credor e o devedor em contato pra que a negociação aconteça de forma mais acelerada”, pontua.