A nova edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas, realizado pela Interbrand, confirma o sucesso atual das empresas de tecnologia nas áreas de computação e serviços de Internet. Entre as 10 empresas mais valiosas em 2010, metade pertencem a esta área. As marcas que tiveram os maiores ganhos em seu valor no último ano também são empresas de tecnologia: Apple (+37%), Google (+36%) e BlackBerry (32%). No grupo das marcas que perderam valor está Harley Davidson (-24%), Toyota (-16%) e Nokia (-15%). O valor da marca é uma representação financeira do que ela significa para os ganhos de uma empresa. O cálculo leva em conta três fatores: os ganhos financeiros, a preferência dos consumidores e estimativas sobre a capacidade da marca de gerar ganhos no futuro.
Direitos do consumidor
Pesquisa revela que brasileiros reconhecem os avanços nas leis
O consumidor brasileiro está mais consciente dos direitos e reconhece avanços nas leis que os garantem. É o que revela pesquisa do DataSenado, realizada em 119 municípios. O levantamento mostra que quase 90% acha válido reivindicar os direitos de consumidor. Na hora de protestar, o mais comum é que o próprio vendedor seja procurado (82%). Em segundo lugar, os brasileiros recorrem ao Procon (43%). Também constata o otimismo do consumidor brasileiro na solução de problemas com mercadorias e serviços: 35% acham que o consumidor sai ganhando quando reclama, quase o dobro dos que acreditam que o consumidor sai perdendo nessa situação (18%).
Mundo mobile
Pesquisa revela os recursos mais utilizados e as marcas mais fortes do mercado
Hoje, os celulares possuem recursos diversos, que fazem parte dos grandes diferenciais que influenciam a compra do aparelho, porém, de acordo com a pesquisa da CVA Solutions, os recursos mais utilizados são os mais tradicionais. A pesquisa também apresentou o valor percebido (custo-benefício) e a força das marcas (capacidade de atrair novos consumidores), com destaque para Nokia.
As marcas pela visão dos jovens
Entrevistados apontam a Apple como marca mais importante no momento
A Apple foi a marca que teve maior destaque em pesquisa da Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), realizada para identificar os hábitos de consumo e comportamento dos jovens paulistas. A marca foi relacionada a design, qualidade, tecnologia, modernidade e inovação pelos jovens. Já a Havaianas se destacou como a marca que simboliza o brasileiro. Na pesquisa, Vale e Petrobras foram citadas com baixa relevância, apesar de serem marcas fortes e reconhecidas no país. Quando se fala em beleza, a Avon foi a mais lembrada e sua concorrente Natura apareceu como marca símbolo de Natureza. Outros destaques foram a C&A ser a marca que cabe no bolso e a Coca-cola ser reconhecida como marca tradicional e líder de mercado.