Presente até então em nove países, a espanhola Konecta decidiu que esse era o momento de investir no Brasil. Especializada em serviços de BPO e contact center e com 14 anos de mercado, a empresa chega de olho no crescente aumento da demanda de serviços de outsourcing. Com investimento de 8 milhões de euros, ela espera em pouco tempo chegar à 2 mil operadores e 1 mil posições de atendimento no País, apostando nos setores financeiro, segurador, utilities e telecomunicações. “Desde o começo da implantação no Brasil, estamos nos esforçando para que o mercado brasileiro seja uma peça chave na consecução de nossos objetivos. Apesar de tratar-se de um setor amadurecido e avançado, o outsourcing no Brasil se encontra em crescimento contínuo”, afirma o diretor de organização da Konecta, Miguel Fernandez Robledo, em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br.
Para concretizar esses objetivos, a empresa espanhola irá inaugurou um site em São Paulo, que presta serviços de atendimento e retenção de clientes, vendas, cobranças, back office e BPO em um espaço que ocupa mais de 5.000 metros quadrados. “A localização, muito perto do centro da cidade, foi selecionada pela acessibilidade e as boas comunicações que oferece a nossos trabalhadores”, comenta o executivo. Nesse primeiro momento, a unidade já conta com 350 PAs ativas, mas a previsão é que, durante agosto e setembro, sejam incorporadas outras 132 PAs como consequência da chegada de um novo cliente e do desenvolvimento dos serviços atuais. “Graças a essa evolução, teremos em pouco tempo 482 PAs, com a intenção de alcançar 850 até o final o ano”, revela Robledo.
O diretor conta que, em um primeiro momento, a atuação da empresa no País está voltada para a divulgação do seu modelo de atendimento. “Estamos reforçando nossos diferenciais, como experiência, capacidade para conhecer em profundidade o mercado e forte implantação a nível internacional. Aspectos estes que favorecem, não só a forte fidelidade de uma carteira consolidada de clientes, mas também sua incorporação contínua”, destaca. Junto à isso, a Konecta também realizou ações comerciais que permitiram, uma vez construído o site em São Paulo, iniciar atividade quase de forma imediata. Robledo conta que a empresa já fechou quatro grandes contratos no Brasil, com clientes locais importantes de diferentes setores de atividade.
Para continuar nesse ritmo, a aposta da empresa é no relacionamento próximo aos clientes. “Para nós, ele é a chave, por isso temos que escutá-lo para entender e assumir suas necessidades.” O diretor conta que, desde o primeiro momento, a Konecta busca trabalhar mão a mão com o cliente, tentando fazer um trabalho de consultoria: analisando que aspectos devem terceirizar e quais devem desenvolver internamente. “Nossa missão é ajudar nossos clientes a alcançar seus objetivos, melhorar seus resultados e gerar valor para seu negócio.” Além disso, Robledo destaca que, na América Latina, a Konecta se diferencia pelo modelo de gestão contribuído, que se focaliza principalmente na experiência no EMEA, Europa, Oriente Médio e África, e na capacidade de transferir know how por meio da equipe regional e adaptá-lo à realidade de cada mercado.
O executivo explica que a filial em solo brasileiro dá continuidade à internacionalização que a companhia começou a desenvolver no ano 2006 e que sete anos depois segue mantendo como um de seus objetivos mais importantes. “Neste momento estamos apostando forte na internacionalização. Um de nossos objetivos mais importantes para este ano é a chegada em novos mercados, especialmente na América Latina.” A empresa também irá inaugurar sua terceira unidade em Bogotá e está em processo de estudo para uma em Medellín, além de já estar presente na Argentina, Chile, Peru e México. Com toda essa movimentação, a empresa esperar alcançar, esse ano, crescimento superior ao estimado para o setor e fechar o ano com faturamento de 350 milhões de euros, 20% de aumento do resultado operacional e aproximadamente de 20.000 funcionários.
RAIO-X KONECTA
– Companhia de capital espanhol, com 14 anos de atuação
– Especializada em terceirização de atendimento, BPO, gestão de cobranças , back office, marketing e vendas
– Fechou 2012 com faturamento de 307 milhões de euros
– Conta com 16.500 funcionários, dos quais 11.000 trabalham na Espanha
– Está presente em dez países (Espanha, Portugal, Reino Unido, Marrocos, Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, México e Peru)
– Possui 14% do mercado espanhol