Actionline otimiza processo de R&S

Gerir o processo de Recrutamento e Seleção sempre foi um desafio para o mercado de call center. Isso porque o setor amplia ou diminui equipes de atendimento conforme a demanda dos projetos. Na Actionline, essa realidade não é diferente. “Contratamos  um volume representativo de  pessoas por mês e isso requer uma força interna de trabalho, além de uma gestão refinada dos processos que envolvem a contratação” explica Rogério Domingos, superintendente de Recursos Humanos. Foi em busca de aprimorar essa gestão que a empresa adotou o Compleo ATS (Applicant Tracking System), serviço de recrutamento e seleção.
O executivo explica que, com o Compleo, a Actionline tem autonomia para medir o processo seletivo de ponta a ponta, pois consegue transformar percepção em dados, e dados em informação. “Com isso é possível fazer uma gestão por conhecimento. Os RHs  tem como característica medir pouco. Priorizam muito mais  análises  comportamentais do que medir e gerenciar  métrica das etapas da gestão de processos, por exemplo, e, na minha opinião, quem não mede não gerencia”, diz.
Agora, a partir do uso do Compleo tem sido possível atuar com previsibilidade. “Conseguimos mensurar de forma antecipada, o quanto cada projeto vai exigir do meu esforço interno para o Recrutamento e Seleção, pois o serviço nos fornece estatísticas baseadas no histórico de contratações anteriores.” Na Actionline, o Compleo ATS oferece recursos para a assegurar o processo completo, gestão do agendamento, presença nos processos seletivos, provas, avaliações, avaliações comportamentais e admissão.
O legado de informações gerado pelo serviço forma um banco de dados personalizado, que traz  precisão ao processo. “Com os dados fornecidos pelo Compleo tenho mais assertividade para recrutar, pois ele oferece uma média exata de quantos currículos preciso receber para preencher determinado número de vagas. Observando o histórico de outros processos seletivos sei que para 50 vagas, por exemplo, vou precisar de mil currículos. Além disso, essa média faz com que consigamos prever quantos analistas de RH precisaremos disponibilizar para cada projeto”, explica.
O recurso de triagem por vídeo embutido no Compleo ATS também trouxe benefícios. “A aplicação do vídeo reduziu pela metade o tempo gasto com entrevistas muitas vezes desnecessárias, e passamos a convidar  para encontros pessoais apenas os candidatos que identificamos as competências iniciais, por meio de perguntas dirigidas e respondidas  através dos vídeos”, comenta. 

REDES SOCIAIS
Antes do Compleo ATS, o controle do Recrutamento e Seleção era realizado por meio de planilhas em Excel. “Elas não permitiam uma integração entre as vagas e as Redes Sociais. Hoje, a partir do momento que eu publico uma vaga, o Compleo já a replica automaticamente para todas as redes sociais que atuamos. Com isso aumentamos a captação de currículos em 70%, já que não corro o risco de esquecer de publicar a vaga em todas as mídias, fato que acontecia antes com o processo manual. O Compleo também fornece um dashboard com estatísticas que nos permitem saber por onde o candidato se cadastrou se foi pelo Facebook, LinkedIn, Twitter ou sites de empregos”, conclui Rogério Domingos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima