A Alcatel-Lucent concluiu com sucesso uma transação de 202 milhões de euros com a China Huaxin Post and Telecommunication Economy Development Center para a venda da divisão Enterprise. No processo, a empresa manterá uma participação minoritária nessa empresa recém-formada, com sede na França. A Alcatel-Lucent Enterprise também continuará a trabalhar com a Alcatel-Lucent em uma base de relacionamento de negócios privilegiada. Ela terá sede em Colombes, próximo a Paris, França, com mais de 2.700 funcionários em todo o mundo e operações em mais de 80 países.
“Estamos realmente animados com a aquisição da Alcatel-Lucent Enterprise. Nossa abordagem de investimentos de longo prazo ajudará a Alcatel-Lucent Enterprise a realizar suas aspirações e nos permitirá, ao mesmo tempo, fortalecer nossa posição estratégica na área da comunicação empresarial”, disse Yuan Xin, presidente da China Huaxin.
A transação permitirá à Alcatel-Lucent Enterprise beneficiar-se de um investidor forte e reconhecido, fornecendo os meios e recursos necessários para fortalecer as aspirações, incluindo posições de liderança no mercado de comunicação empresarial e, ao mesmo tempo, acelerando os investimentos em novas áreas de crescimento. A Alcatel-Lucent Enterprise continuará investindo nos mercados principais onde já é reconhecida, ou seja, em comunicação empresarial e redes, enquanto explorará novas oportunidades de mercado e de alto crescimento, além de soluções verticais e serviços na nuvem.
“Como uma nova empresa, nossa missão principal é ajudar nossos clientes a transformar a forma como as pessoas se comunicam, aproveitando os recursos oferecidos por dispositivos cada vez mais inteligentes e novos modelos de uso. Vemos o sucesso como uma criação de valor e relevância dos clientes a longo prazo, fornecendo resultados de negócios para clientes e parceiros por meio de inovações na tecnologia e nos negócios”, comenta Michel Emelianoff, Presidente da Alcatel-Lucent Enterprise. “Com esse investidor dedicado, agora temos a capacidade de colocar em prática nossa aspiração de tornar-nos um competidor fundamental no mercado de comunicação empresarial e ainda sermos uma referência em inovação e experiência do usuário.”
Ao mesmo tempo, a empresa trabalhará para definir novas oportunidades com foco em torná-la uma competidora líder em comunicação empresarial de próxima geração, possibilitando uma transição de um modelo puramente voltado à tecnologia para um modelo com base em resultados, capaz de oferecer benefícios mensuráveis, a partir de uma perspectiva econômica e humana, aos seus parceiros e clientes.
O general manager Brazil da Alcatel-Lucent Enterprise, Nuno Ribas, acrescenta ainda que o mercado latinoamericano é de grande importância para a nova empresa, que já nasce com valor de mercado de US$ 1 bilhão. “Pretendemos basear nosso crescimento em dois pilares: no governo e no mercado médio porte”, destaca.