Não apenas nas empresas de contact center e BPO, mas em qualquer companhia, quando o profissional tem interesse em crescer profissionalmente, ele precisa estar atento às oportunidades oferecidas internamente e também na qualificação que o mercado proporciona para o seu contínuo desenvolvimento. “No caso da Atento, nós valorizamos as competências individuais e propiciamos um ambiente em que eles possam, caso tenham interesse, desenvolver ascender em sua carreira, estimulamos seu crescimento pessoal e profissional”, afirma Flávio Henrique Ribeiro, diretor de relacionamento com pessoas da Atento.
De acordo com Ribeiro, a empresa atua nesse sentido por meio de parcerias com instituições de ensino, proporcionando descontos em cursos superiores, pós-graduação, MBAs, escolas de idiomas e informática e pelo treinamento corporativo, destinado a todo quadro profissional, que é amparado em três vertentes: Programa de Formação Inicial, Programas de Reciclagem e Academia Atento. Cada um é destinado a uma fase de permanência na empresa, além do E-learning disponibilizado para todas as áreas.
Na maioria das empresas, independente do seu segmento de atuação, o aspecto comportamental, aliado às qualificações técnicas para desempenho da função e o plano de objetivos e metas a serem cumpridas são vitais para o seu crescimento profissional do colaborador na companhia, na opinião de Ribeiro. “No caso da Atento, temos um plano de carreira bem estruturado, que apóia o desenvolvimento contínuo de nossos funcionários por meio da capacitação profissional e ainda realizamos avaliações periódicas sobre o seu desempenho.”
O executivo pontua um projeto intitulado Semana Universitária, onde diversas instituições de ensino oferecem descontos especiais para inscrição. Na última edição foram mais de 4.500 inscrições realizadas, segundo Ribeiro. “Ressalvo que, não é apenas a formação universitária que influenciará no crescimento de um funcionário na companhia, mas sim o seu compromisso em ser protagonista do seu próprio sucesso profissional.”