A passagem do mundo TDM para protocolo IP deve render bons frutos para a Aspect Software, em 2007. A companhia, desenvolvedora de soluções tecnológicas para contact center, aposta em soluções baseadas em telefonia IP para atingir a meta de 30% de crescimento, estipulada para o ano que vem. “A escalabilidade e a redução de custos propiciada pela tecnologia IP é hoje um dos principais atrativos no mercado de contact center”, afirma Carlos Pereira, consultor de soluções da Aspect.
Segundo o executivo, a aposta da Aspect fica por conta da solução Digital Communications Processor (DCP), servidor de interação com diversas funcionalidades, que elimina a necessidade de outros hardwares. Presente no Brasil há cerca de dois anos, o produto agora está pronto para a telefonia IP. “O DCP é a solução com melhor índice de classificação de voz, seja humana ou secretária eletrônica. O produto atinge uma margem superior a 90% de acerto, reduzindo significativamente a perda de chamadas”, afirma o executivo. Já com relação a escalabilidade, o sistema permite manter 420 operadores e até 630 linhas no mesmo servidor DCP.
Pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit (EIU) mostra que cerca de 48% das grandes companhias globais já implementaram convergência IP em pelo menos uma parte das suas operações. A taxa, medida em junho deste ano, representa o dobro do número registrado pela mesma pesquisa há um ano. O estudo ouviu 395 executivos de alto escalão, dos quais 84% já reconhecem a importância da convergência para a concretização de suas metas estratégicas.
A expectativa da Aspect é aliar este benefício às vantagens da plataforma IP – não-limitação de localidade, escritórios remotos, eliminação da necessidade de rede de telefonia e a conseqüente redução de custos. “Do DCP em diante, todas as nossas soluções estarão totalmente compatíveis ao mundo IP”, conclui carlos.