Diante da acirrada competitividade do mercado, especialmente no segmento de tecnologia, investir no capital humano tornou-se uma necessidade e um grande diferencial para as empresas. Atenta a essa realidade, a Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI, lançou o “Webtraining Asyst”.
O programa de treinamento a distância tem por objetivo desenvolver os talentos internos e estimular a disseminação do conhecimento entre os colaboradores. “Além de capacitar nosso time de colaboradores, a meta é incrementar, cada vez mais, a qualidade técnica dos nossos projetos de service desk”, diz Oswaldo Brancaglione, Vice-Presidente América Latina da Asyst Sudamérica.
Como os colaboradores atuam na maioria dos contratos dentro da “casa” dos clientes, a realização de treinamentos presenciais, cursos contínuos e rodadas de capacitação ficavam comprometidos, já que para tanto é preciso reunir as equipes na estrutura física da Asyst Sudamérica. Isso se torna mais difícil, principalmente, nos casos de times que trabalham em regime 7×24.
“Grande parte do nosso time, especialmente os analistas, estuda após o expediente ou trabalha aos finais de semana. Por isso, em alguns casos não conseguíamos sincronizar as agendas e oferecer capacitação para todos. Com a proposta de e-learning, além de otimizar recursos, contribuímos para elevar ainda mais a qualificação de cada colaborador”, afirma Marco Padovani, gerente de operações da Asyst Sudamérica e um dos idealizadores do projeto.
Ainda em desenvolvimento, o projeto piloto do Webtraining Asyst estará no ar no mês de setembro e a primeira rodada de capacitações deve acontecer em outubro. Além do pacote Office, a Asyst Sudamérica pretende oferecer os seguintes treinamentos: COBIT, SAP, JDE, PCLA (Programa Competência Liderança Asyst), PDCH (Programa de Desenvolvimento, Conhecimento e Habilidade), ISO 9001-2.000, ISO 20.000, ITIL (Information Technology Infrastructure Library), entre outros.