Vanderlei Rigatieri Jr, que assumiu o cargo de diretor presidente para as operações brasileiras da Avaya em junho de 2002, apresentou hoje, em São Paulo, os resultados do investimento da empresa na Copa do Mundo 2002 da FIFA.
A rede convergente da Avaya forneceu as estatísticas dos jogos e informações para suprir um banco de dados de grande volume, como o site FIFAworldcup.com, além dos sistemas gráficos e de comentários da TV Host Broadcast Sercices, que produziram imagens e as retransmitiram ao mundo. Anteriormente, as TVs relutavam em utilizar uma rede terceirizada e apenas confiavam em suas próprias redes. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas assistiram o jogo final entre Brasil e Alemanha.
No evento de 2002, a FIFA confiou, pela primeira vez, suas operações vitais a uma rede convergente, em que o tráfego de dados e de telefonia foi efetuado em uma única infra-estrutura. Nos dias de jogos a rede registrou uma média de cem mil chamadas telefônicas IP (protocolo de Internet) e um total aproximado de 3,2 milhões de chamadas combinadas IP e analógicas foram efetuadas durante os 31 dias do campeonato.
Uma novidade significativa para a FIFA foi a utilização de telefonia IP, que permitiu o roteamento das chamadas entre as localidades do torneio no Japão, sobre a rede privada de computação da FIFA, em vez de trafegarem nas redes de telefonia pública. Essa tecnologia possibilitou a redução dos custos de contas telefônicas da FIFA, simplificou a administração de sua rede e conferiu maior flexibilidade de trabalho aos usuários. Por exemplo, a equipe da Avaya que contou com o Avaya IP Softphone em seus laptops, utilizou seus computadores para efetuar chamadas ao mesmo tempo em que acessava seus e-mails, sem ter que pagar pelas tarifas de ligações de longa distância.
A FIFA utilizou monitoramento remoto para centenas de switches, roteadores e outros componentes de rede, tarefa efetuada por engenheiros localizados em outro continente. Além do monitoramento local em Seul e em Tóquio, engenheiros da Avaya localizados em Cingapura, Dallas, Denver e St. Petersburg, na Flórida, proporcionaram assistência contínua por meio do constante monitoramento da rede para detecção de sinais de falha.
Para o próximo torneio, em 2006, a Avaya oferecerá uma rede convergente de comunicação de última geração que estabelecerá, como padrão, a tecnologia de telefonia IP. Essa rede representa para a Avaya, a plataforma ideal para demonstração de seu software de CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente), das tecnologias de contact center e das aplicações de comunicações unificadas.