O serviço 0800 da Câmara dos Deputados comemora 10 anos contabilizando quase dois milhões de atendimentos, motivados por reclamações, manifestações e até pedidos particulares. A Montana Soluções Corporativas, empresa especializada em contact center e support center, acompanhou a evolução do canal criado pela instituição, que de um mero PABX se transformou na atual Central de Comunicação Interativa.
“Estivemos presentes nesta evolução desde o início e os resultados das melhorias a partir de novos hardwares, softwares e atendimento refletiram diretamente na facilidade em que os cidadãos passaram a dispor para interagirem politicamente com seus representantes”, relata Gustavo Almeida, vice-presidente da Montana.
O executivo cita como exemplo desse avanço as manifestações sobre o projeto de lei que acaba com a tarifa básica de telefone (PL 5.476/01): nos últimos três anos, cerca de 70% dos atendimentos esteve ligado ao tema. Fatos de impacto relevante na sociedade, como a recente crise aérea, também são motivadores do aumento do uso intenso do 0800. Reclamações, ofensas e pedidos particulares também integram a lista de assuntos registrados.
A Central recebe diariamente cerca de 1.200 ligações gratuitas e, desde o lançamento contabiliza 1,849 milhão de telefonemas. Segundo levantamento feito pela Coordenação de Relações Públicas da Casa, o público que utiliza o serviço é composto na maior parte por aposentados, com o curso superior completo, e professores. A região com maior número de ligações é o Sudeste (50,61%), seguido do Nordeste, que representa 15,42%, do Sul, com 14,73% e do Centro-Oeste (7,23%) e Norte (3,15%).