A iniciativa do Instituto São Paulo Contra a Violência, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, apresenta os primeiros resultados do disque denúncia, um serviço com o objetivo de aumentar a participação da sociedade na resolução de crimes, redução do número de fugas em delegacias, apreensão de armas e drogas, entre diversos outros delitos. Em dois meses de operação, foram cerca de 10 mil ligações e 90 casos solucionados.
A Atento, empresa de gestão terceirizada de tele-atendimento, é a responsável pelo contato com a população que denuncia. Pelo número 0800-15 36 15, as pessoas podem cadastrar-se e passar informações de forma sigilosa.
O processo para o envio das informações ocorre em tempo real. Assim, os policiais civis e militares do Instituto, que estarão trabalhando em conjunto com a Atento, analisam os dados com maior rapidez e acionam as autoridades competentes para solucionar a ocorrência. Entre alguns casos solucionados estão o da última tentativa de fuga do 25º DP de Parelheiros e outra no cadeião de Pinheiros, ambos na capital paulista, avisando sobre a evasão de 90 detentos com facilitação dos funcionários.
O atendimento é realizado 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ao entrar em contato com os atendentes, a pessoa recebe uma senha para que possa, posteriormente, acompanhar o andamento do caso, sem ser identificada.