Dada às transformações do mercado e a própria mudança de rotina dos profissionais, a Contax sentiu a necessidade de criar um modelo de escritório que se ajustasse a essa nova realidade. Depois de estudar as melhores práticas em edifícios corporativos, a empresa implantou na sua unidade operacional em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, um modelo de inovação tecnológica, desenvolvido pela Avaya. A busca foi por eficiência na ocupação do espaço e nos custos de funcionamento, bem como por funcionalidade e boas práticas ambientais. “Dentro da estratégia da Contax, encontramos oportunidade para implantar esse modelo tecnológico, que também está sendo aplicado nas maiores empresas do mundo. É um modelo inovador, que permite ainda alto desempenho de tráfego de telefonia e mobilidade, fundamentais para o sucesso do nosso negócio”, afirma Ibrahim Jamhour, diretor executivo da Contax.
O projeto levou três meses para ser finalizado e utilizou 90% dos recursos já existentes na unidade, como infraestrutura e sistema de voz, protegendo o investimento já realizado pela Contax. Além disso, softphones foram adaptados aos laptops dos operadores de atendimento, via wireless, eliminado a necessidade de instalação de telefones convencionais. A partir da implantação da infraestrutura completa de base de dados, as chamadas são recebidas em diferentes pontos da rede corporativa ou externa, por meio de um único login, utilizando ramal via web ou celular.
O presidente da Avaya Brasil, Carlos Bertholdi, explica que o projeto atende a crescente demanda de BYOD (Bring Your Own Device) e Mobilidade, com um conceito de site totalmente livre de “cabeamento” para os usuários. “A solução de wireless da Avaya possibilitou o ingresso à rede de forma segura e automática, oferecendo facilidade de acesso aos recursos e aplicações de rede. A infraestrutura central da rede também foi composta pelos switches e telefonia IP Avaya, mantendo uma estrutura integrada, simples e ágil”, conta.
Atualmente, a rede da unidade da Contax em Botafogo possui 200 usuários wireless, cada um com capacidade para conectar até quatro dispositivos móveis, proporcionando mobilidade e suporte à política da empresa para uso destes dispositivos. Com isso, é utilizada a filosofia “Hot Desking”, onde vários profissionais utilizam o mesmo espaço, em diferentes momentos, e têm à disposição estações de laptop, gerando economia do consumo de energia e melhor aproveitamento do espaço. Os usuários conseguem se registrar por ramal, pelo celular, utilizando o tráfego via internet, proporcionando mobilidade e menos gastos com telefonia. “Com as mudanças, foi possível ampliar a plataforma de rede da unidade em um ambiente escalável de alta disponibilidade e confiabilidade”, acrescenta Jamhour.
Como resultado, a Contax já vem observando melhorias na entrega de alta performance de comunicação e engajamento para equipes e clientes. O diretor executivo da empresa aponta benefícios como comunicação unificada, escalabilidade, mobilidade dos usuários, alta performance para atendimento aos clientes, redução de custos com telefonia e energia, aproveitamento de espaço físico e aumento de eficiência. “A empresa passou a contar com um ambiente inovador, que, além de gerar redução de custos, também possui capacidade para suportar seu crescimento, garantir a continuidade dos negócios e entregar alta performance de comunicação e engajamento para equipes e clientes”, afirma Bertholdi. Entre os primeiros resultados, estão os ganhos de eficiência de 20%, ao utilizar sistema wireless e lâmpadas de LED em todo o escritório.