Hümans at Work lança indicador de felicidade

Nos últimos anos, gestores de todo o país têm tratado a felicidade como assunto estratégico no ambiente corporativo. Pessoas felizes apresentam desempenhos superiores em aspectos como produtividade, engajamento e criatividade. Pensando nisso, a consultoria curitibana Hümans at Work lançou um indicador que mensura a felicidade nas corporações e oferece insumos para gestão, o Hümans Happiness Survey – Indicador de Felicidade no Trabalho.
“Faz muito sentido falar sobre o assunto em um contexto em que mais de 18 milhões de empregados brasileiros estão insatisfeitos e dispostos a trocar de emprego em busca de maior alegria no trabalho. Para que a felicidade seja tratada de forma estratégica, ferramentas são necessárias. Se você não pode medir, não pode gerenciar. Pensando nisso, decidimos criar um indicador capaz de auxiliar as empresas na mensuração da felicidade dos seus colaboradores e oferecer dados para a sua gestão e consequentes benefícios”, detalha Guilherme Krauss, fundador da Hümans at Work e idealizador do indicador.
O indicador consiste em uma pesquisa quantitativa, composta por 19 perguntas, realizada em empresas com operações em quatro das cinco regiões do país, que incluíram aspectos como reconhecimento, autonomia, amor pela atividade, alinhamento entre valores e satisfação pessoal. Ao todo, foram dezenove corporações participantes, entre elas Renault, BRMalls e Positivo Tecnologia. “Desenvolvemos uma pesquisa lúdica e divertida, de curta duração, utilizando a Psicologia Positiva, o Índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) e estratégias de felicidade no trabalho e na vida pessoal, além de quase um ano de protótipos e estudos produzidos pela própria consultoria. O indicador não teve custo para as empresas e foi aplicado por meio de uma plataforma online, com respostas confidenciais”, explica Krauss.
Os resultados geraram insights para as participantes e, também, alimentaram uma base de dados que será disponibilizada ao mercado a partir do próximo mês de setembro em um relatório com os aspectos mais importantes, visão geral da performance das avaliadas e dados para benchmarking. “Além de números gerais para o mercado, o indicador trará informações individualizadas para as empresas participantes, apresentando dados fundamentais para que gestores possam melhorar o ambiente de trabalho. O estudo também dará origem a um comitê mensal de debate e terá novas coletas semestrais de dados”, completa o executivo.

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