A cidade de Florianópolis ganhou mais um centro de compras. É o Shopping Ideal, que para garantir o suporte ao lojistas e clientes, contou com o apoio de parceiros escolhidos criteriosamente para os projetos de plataforma de comunicação e infraestrutura de rede local (LAN) . Responsável pela coordenação do projeto, a IPCom Telecomunicações contratou a Creare Fazion, fornecedora de soluções de infraestrutura de TI, para o desenvolvimento de todos os conceitos específicos de TI/Telecom do projeto. Outro parceiro no projeto foi a Dígitro Tecnologia, desenvolvedora e integradora catarinense de soluções em Inteligência, TI e Telecom.
A Dígitro atuou na construção de todo o planejamento das conexões e estrutura de tráfego, além do fornecimento e instalação de todos os equipamentos de rede e comunicação. A cargo da empresa também ficaram os serviços de operação e gestão de suporte da nova estrutura de comunicação, em regime de outsourcing. O projeto foi concluído em cerca de três meses. Para oferecer esta solução, a Dígitro contou ainda com o apoio da parceira D-Link, empresa de equipamentos de networking, conectividade e comunicações de dados.
A central de PABX do shopping, equipamento fornecido pela Dígitro, compreende 312 ramais ativos e agrega recursos tais como DDR (Discagem Direta à Ramal), que permite a ligação direta às lojas, atendimento eletrônico e emissão de relatórios customizados, que possibilita uma melhor gestão dos custos.
A nova rede permite que cada uma das 156 lojas ativas do shopping tenha um ambiente virtualmente isolado e, acesso à Internet com garantia de segurança nas transações eletrônicas. As instalações têm ainda capacidade para até 256 lojas, graças aos sistemas modulares Dígitro de comunicação híbrida – telefonia fixa, móvel e VoIP – que possibilitaria às lojas contatarem os clientes fazendo uso da Internet. Esse plano de expansão faz parte dos projetos para os próximos anos.