Lembre-se de manter os cuidados com a voz

Foram extraídas do livro Call Center: Estratégia para vencer, importantes dicas para os cuidados com a voz. O conteúdo abrange alimentação adequada, treinamento, exercícios, respiração e cuidados a serem tomados:


– Não abusar da voz: não gritar, não elevar a voz em ambientes amplos ou ruidosos, nem rir alto. Procurar, também, não sussurrar;


– Utilizar tom de voz natural (nem grave, nem agudo);


– Não falar ao praticar exercícios físicos;


– Evitar tossir e pigarrear;


– Evitar fumo e álcool;


– Evitar ingerir aspirinas, calmantes e diuréticos desnecessariamente;


– Não cantar abusivamente ou sem acompanhamento adequado;


– Tomar de 8 a 10 copos de água por dia, em temperatura ambiente;


– Realizar repouso vocal quando houver disfonia (rouquidão);


– Evitar leite, chocolate e derivados ou pastilhas e balas refrescantes antes da jornada de trabalho;


– Consumir frutas e bebidas cítricas (limão, laranja etc);


– Consumir alimentos fibrosos (maça, cenoura etc);


– Evitar remédios e receitas “milagrosas”.


É importante, também, realizar aquecimento vocal antes do trabalho e desaquecimento após seu término, pois são atividades que previnem alterações no trato vocal, garantindo sua integridade. Os profissionais que empregam a voz como principal instrumento de trabalho, realizam tais exercícios todos os dias, antes de iniciar sua jornada e após seu término. Os exercícios que aquecem o trato vocal permitem uma emissão oral adequada, distribuindo e equilibrando corretamente toda a tensão corporal.


Os que desaquecem garantem a integridade do trato vocal pela volta adequada ao estado de repouso. Tanto o aquecimento quanto o desaquecimento vocal exigem atividades de relaxamento, respiração, alongamento e voz, com duração de 10 a 15 minutos diários. Os exercícios devem ser realizado em ambientes agradáveis, de forma descontraída e sem rotina, com inovação nas séries. Uma das etapas principais é a da respiração, pois é ela que possibilita a produção da voz e pode, até mesmo, comprometer o desempenho do profissional. A respiração mais adequada é a diafragmática, produzida na região abdominal. Para respirar bem é fundamental:


– Alterar o ritmo da respiração entre rápido e lento, conforme a situação;


– Utilizar de maneira equilibrada as cavidades nasal e bucal;


– Fazer respiração diafragmática.


 


Fonte: Call Center: Estratégia para vencer


Autor: Lucas Mancini

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