NetIQ aumenta qualidade do serviço de redes VoIP

A NetIQ do Brasil, fornecedora de soluções para gerenciamento de sistemas, segurança e análises web, lança o Vivinet Assessor 3.0, solução que facilita a adoção de redes VoIP, aumentando a qualidade de serviço desse ambiente. Embora a tecnologia de VoIP (voz sobre IP) já tenha provado sua eficiência como alternativa para a redução dos custos com telefonia – principalmente em companhias com necessidade de comunicação intensa com parceiros e filiais localizados nos mais diferentes estados brasileiros ou até mesmo em território internacional – alguns obstáculos de cunho tecnológico ainda restringem sua disseminação.

O Vivinet Assessor 3.0 garante a performance da rede e a qualidade do serviço – no mesmo nível do oferecido pelas companhias telefônicas – levando em conta três fatores. Um deles é a garantia de uma largura de banda mínima para a transmissão do sinal de voz. O segundo é verificar a diferença de tempo existente entre o envio do primeiro bit do pacote e a recepção do mesmo – medida capaz de detectar os atrasos (delays). E, finalmente, observar a porcentagem de pacotes que não chegam ao seu destino final e, inevitavelmente, acabam influenciando de maneira negativa a qualidade do serviço de VoIP.

Na prática, o Vivinet Assessor 3.0 efetua, por meio de ligações simuladas, um exame da qualidade da voz. Um console de análise gera, baseado nos resultados, gráficos sob medida que identificam tendências e anomalias nos números de desempenho. Como tem a capacidade de acrescentar tráfego de fundo TCP durante as avaliações, a ferramenta consegue medir o impacto causado por diferentes cargas de tráfego na qualidade das ligações.

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