O Boticário – rede mundial de perfumaria e cosméticos com 2108 lojas no País – comemora hoje o Dia Internacional do Consumidor. Entre eventos internos e comemorações, a empresa fará um balanço do atendimento aos seus clientes. Neste dia, o destaque fica por conta do presidente da empresa, Miguel Krisgner, que faz questão de atender às ligações do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente.
Em 2001, o SAC recebeu 578.508 contatos entre ligações, e-mails e cartas (2.890 por dia). A maioria (52%) para solicitar informações, agradecer, elogiar ou fazer sugestões. Apenas 6% delas foram para fazer reclamações. Até junho desse ano, O Boticário estará implantando duas novas soluções tecnológicas: o “Sistema de Call Center”, da ISO Enterprise e o Sistema CTI, da Solidus da Damovo, investindo R$ 400 mil. Além dos investimentos em treinamentos trimestrais e mensais da equipe de atendimento.
Em agosto do ano passado, o SAC passou a atender também os clientes de
Portugal, pelo toll free 800 85 5001. O Boticário está presente nesse país com 61 lojas. A partir do segundo semestre, esse serviço será estendido aos clientes do México. A empresa prevê a abertura de lojas nesse país ainda este ano.
Para O Boticário, o relacionamento com os seus clientes vai além do contato telefônico. A empresa é responsável por uma série de ações diferenciadaspara os consumidores. Uma delas é o Programa Fidelidade, que desde 1998 oferece vantagens atrativas aos consumidores no Brasil e em Portugal, já copntabilizando 1,4 milhões de clientes cadastrados. A empresa também desenvolveu os Clubes de Relacionamento, com cerca de 200 mil cadastros, que separa os consumidores por grupos de perfis.