Autor: Renato Morcelli
Durante algumas reuniões com diretores e gerentes de RH de empresas nacionais e multinacionais, tenho percebido uma mudança de estratégia na aplicação dos recursos financeiros. As empresas estão cada vez mais exigentes em relação ao retorno do investimento aplicado, e por conseqüência, fica cada vez mais difícil obter recursos a serem aplicados nos processos não produtivos da empresa.
O processo de terceirização de rotinas operacionais de folha de pagamento tem ajudado estas empresas a não mais necessitarem de recursos para serem investidos em processos que não são o “negócio” da empresa. Quando estas rotinas são terceirizadas, todos os custos inerentes a este processo são de responsabilidade do provedor. Refiro-me aqui aos custos oriundos da aquisição de software, manutenção de sistemas, compra de servidores, atualização de estações de trabalhos, serviços de implantação/customização de sistemas, dentre outros, os quais passam a ser responsabilidade do provedor de serviços de outsourcing.
Por outro lado, os profissionais que executavam estes processos, passam a gerir um contrato de SLA (nível de serviço) com o provedor, além de realmente se preocupar com a gestão de pessoas propriamente dita, ou seja, passam a ter tempo hábil para realizar a gestão do capital humano de suas organizações, buscando e implantando soluções que visam a satisfação dos colaboradores e das organizações.
Desta forma, os recursos direcionados à área de RH passam a ser aplicados na gestão do capital humano, sendo muito mais fácil quantificar o retorno sobre o capital investido. Para exemplificar esta situação, responda a seguinte questão: é mais fácil justificar os custos para uma eventual substituição das estações de trabalho ou o investimento em capacitação da força de vendas de sua empresa?
Se você respondeu que é mais fácil justificar o investimento na capacitação da força de vendas, parabéns! Você faz parte do grupo de profissionais alinhados com o “negócio” de sua organização. Serão estes profissionais que estarão sempre à frente no mercado de trabalho.
Renato Morcelli é diretor de marketing da ABPO-RH (Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing de RH).