Symnetics coloca ordem na casa

Conhecer bem o cliente e o público alvo, além de possibilitar o estabelecimento de ações mais focadas e azeitar a estratégia de marketing, traz também outros ganhos para a empresa, como a otimização do tempo de trabalho das equipes e a redução de custos. Foi o que constatou a Symnetics, empresa de consultoria em gestão estratégica, ao contratar a Proxis, especializada na prestação de serviços, para limpar, reestruturar e gerenciar a base de dados. Dos 30 mil registros identificados no início do processo, em março de 2007, passou-se para 26 mil mais consistentes em maio, e estima-se que a redução de custos decorrente, até o momento, foi da ordem de 20%.

“Contávamos com grande quantidade de informações, mas que estavam em vários formatos, sem integração e dispersas em várias bases dentro da empresa. Não tínhamos idéia se estavam ou não atualizadas”, lembra Patrícia Pacheco, analista de marketing da Symnetics. Para colocar ordem na casa, a empresa contratou a Proxis. Inicialmente foi feita a padronização e reestruturação de toda a base e em seguida partiu-se para uma limpeza dos dados para eliminar a duplicidade de informações.

Ron Seagull, vice-presidente da Proxis, explica que também está sendo feito, de forma gradativa, o enriquecimento dos dados. “As pessoas são promovidas, ou mudam de empresa, ou de endereço, entre outras variáveis. Nosso trabalho não se limita a fazer as correções e atualizações, mas também visa a uma complementação”, ressalta.

Projeto – Na avaliação de Rubens Carvalho, diretor da RDois Serviços de Marketing, parceiro da Proxis e um dos responsáveis pelo projeto, a iniciativa tem objetivos mais amplos. “Demos o primeiro passo para a criação de uma cultura interna que seja capaz de sustentar as práticas de uma empresa costumer-oriented” salienta. Nesse sentido, foram planejadas, para a Symnetics, uma série de campanhas baseadas em informação e conhecimento para ativar ações de comunicação segmentadas de forma intensa, sistêmica e precisa.

Patrícia Pacheco destaca que uma base de dados única e mais consistente contribui para otimização dos recursos. “Já fizemos três campanhas com o mailing fornecido pela Proxis e pudemos constatar isso na prática. Antes muitas pessoas deixavam de receber nossas mensagens em virtude de termos o endereço errado ou desatualizado, o que se traduzia em desperdício de tempo da nossa equipe e de recursos da empresa”, justifica.

Atualmente apenas a área de marketing da Symnetics está se beneficiando com esse projeto. Mas o próximo passo do projeto será o desenvolvimento de um portal para permitir que outras áreas da empresa, como a administrativa, financeira, comercial e a diretoria tenham acesso direto e compartilhem a base de dados. A Proxis já iniciou esse trabalho que deverá estar operacional a partir do final de junho deste ano. “O Portal possibilitará também a cada setor da empresa fazer a filtragem das informações para obter apenas aquilo que necessita, o que atualmente ainda está sendo feito pela equipe da Proxis apenas para a área de marketing, mediante solicitação”, finaliza Patrícia.

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