A Mude, distribuidora nacional de soluções de infra-estrutura de redes, aposta na inovação para crescer. Após quatro meses de trabalho e investimentos que alcançaram a cifra de R$ 1,5 milhão, a Mude acaba de criar a “Comunidade de Convergência IP”, em parceira com a Cisco Systems e Tandberg. Trata-se de uma rede de videoconferência e telefonia sobre IP que agrega a cadeia de negócios completa: fabricante-distribuidor-revendas e usuário final.
Fernando Grecco, diretor de marketing da Mude, explica que o objetivo deste investimento é oferecer um show-room e ao mesmo tempo ser um benchmark para que empresas interessadas em comercializar a tecnologia possam tanto conhecê-la quanto apresentá-la a possíveis clientes. “Os benefícios da videoconferência e da telefonia sobre IP nem começaram a ser percebidos pelo mercado pela falta de disponibilidade de produtos e canais capacitados. Com a Comunidade de Convergência IP vamos colocar a tecnologia à disposição de todos. Acredito que até mesmo nós, da Mude, ficaremos surpresos com as novas possibilidades de aplicações que se abrirão quando começarmos a utilizar esta excelente ferramenta de produtividade para os negócios”, analisa.
Composta inicialmente por revendas com atuação em todo o território brasileiro como Solutione, TrustMax, Telsinc, IBM, NEC, Pathway, Getronics e MTel – com estimativas de chegar a 30 canais ainda em 2005 – a “Comunidade de Convergência IP” teve seu centro de comando implantado na sede da Mude, em São Paulo (SP), com soluções de dois fabricantes: os equipamentos envolvidos incluem a infra-estrutura de redes e os sistemas de Telefonia IP (ou IP Communications), da Cisco Systems, totalmente integrados com a videoconferência Tandberg. Ao todo, foram montadas três salas, estruturadas para fazer a conexão simultânea de até 48 sites – que poderão chegar até 128 – projetadas para atender diferentes necessidades.
Para treinamentos e reuniões com várias empresas, ao mesmo tempo, foi instalado um auditório de 14 pessoas, que conta um equipamento Tandberg 8000 MXP, com dois monitores de plasma de 50 polegadas cada. Enquanto, outras duas salas serão destinadas a pequenas grupos de até cinco pessoas e dispõem dos equipamentos Tandberg 150 MXP e Tandberg 1500 MXP, sendo uma delas com câmera de documentos, que permite, por exemplo, elaborar e mostrar registros em papel durante reuniões. Além disso, o Cisco Call Manager 4.0 será instalado para integrar o sistema de telefonia com o de videoconferência, permitindo que chamadas telefônicas sejam transferidas para o vídeo.