Vector valoriza clima organizacional

Nada mais importante para quem atua com relacionamento do que um bom clima organizacional. Por isso, se faz necessário buscar sempre ter um ambiente harmonioso em uma operação de call center. Ainda mais que o maior bem nesses serviços são as pessoas e como elas se relacionam entre si, com os clientes, chefes, e assim por diante. “Manter um clima agradável e, acima de tudo, motivado é o segredo de uma empresa que tem como core business o relacionamento. É de suma importância estar conectado de forma positiva uns com os outros”, destaca Daniel Tavares, gerente de RH da Vector Contact Center.
Na prática isso se reflete na qualidade do atendimento, já que um bom ambiente facilita o trabalho e traz mais confiança. Segundo o executivo, quando se tem uma operação de call center trabalhando de forma harmônica, os colaboradores da linha de frente (atendentes e supervisores) atende melhor o cliente, com mais paciência, tolerância e segurança, “pois ele sabe que poderá contar com o colega e o com chefe que estão ali para ajudá-lo”.
No entanto, chegar a esse cenário não é uma tarefa das mais fáceis. Ainda mais, que grande parte dos colaboradores desse mercado são jovens. “O jovem por si só já é bem impulsivo e impaciente. Eles precisam estar envolvidos e engajados na missão da empresa.” Por outro lado, ele comenta que há a vantagem desse público ser flexível e sem vícios corporativos. Sendo assim, o segredo, na visão de Tavares, está no treinamento, valorizando o profissional e oferecendo técnicas para que se torne ainda mais seguro em sua função.
Com isso, a Vector vem investindo pesado em treinamento junto aos colaboradores. “Já aplicamos no final do ano passado e continuaremos ao longo deste ano o Treinamento Comportamental para Operadores do Call Center”, conta. Até o momento, mais de 400 operadores já passaram pela programação que visa valorizar o clima organizacional, motivando, estimulando a inteligência emocional, preparando os atendentes com técnicas de atendimentos, a fim de desenvolver o espírito em equipe e criar laços com a empresa.
O gerente de RH da Vector acrescenta ainda a importância do líder para a manutenção de um clima organizacional agradável. “Se temos um líder inseguro e que não desenvolveu a capacidade de delegar, fica difícil manter este clima. Por isso, é tão importante manter este profissional bem informado e capacitado para liderar”, explica.

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