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Jacob Joseph, VP de data science da CleverTap

A experiência dos clientes na adesão às fintechs

Relatório produzido pela CleverTap traz métricas do setor que identificam o comportamento dos clientes

Apenas 1 em cada 5 usuários que instalam aplicativos fintech (21%) acabam se inscrevendo na primeira semana. Além disso, 70% dos usuários que se inscrevem, o fazem dentro de 75 segundos após baixar o aplicativo pela primeira vez. Essas são duas das 10 constatações extraídas da pesquisa  “Fintech App Engagement Benchmark”, realizada pela CleverTap, plataforma de retenção e engajamento de usuários, com dados coletados globalmente apontando as principais métricas para a nova realidade do setor financeiro.

De acordo com o estudo, em relação à taxa de conversão, 95% dos usuários recém-assinados fazem pelo menos uma transação financeira no primeiro mês; por outro lado, 76% dos usuários recém-assinados passam da integração para o envolvimento mais profundo do funil em uma média de 7 dias; já com relação à frequência da sessão, em média, os usuários usam o aplicativo fintech cerca de 11 vezes por mês.

No que se refere à taxa média de transação repetida para novos usuários, a sondagem indica que 15% dos usuários recém-assinados completam mais de uma transação na primeira semana. Na taxa média de cliques para notificações push, 9% dos usuários do Android e 6% dos usuários do iOS clicam e interagem com as notificações push. Enquanto a taxa de cliques para notificações no aplicativo é de 24%, ou seja, cerca de três vezes mais do que a das notificações por push. Já 34% dos usuários abrem emails enviados por empresas de fintech e, por fim, os aplicativos de fintech desfrutam de um quociente de viscosidade de 22%, que indica quase um quarto de “maus” retornam consistentemente aos seus apps. 

Experiência envolvente

“Se olharmos para a terceira métrica – 95% dos inscritos concluem uma transação monetária no primeiro mês -, as marcas podem pensar que, embora os usuários vejam o valor nos aplicativos fintechs, é importante adotar estratégias personalizadas de envolvimento para aumentar a retenção na plataforma. Os usuários permanecerão responsivos, desde que a experiência seja envolvente e perfeita”, analisa Jacob Joseph, VP de data science da CleverTap.

Para o executivo, intensificar os esforços de engajamento omnichannel é fundamental para as plataformas fintech que querem se destacar da concorrência e manter seus clientes nos aplicativos. “As métricas de referência estabelecidas em nosso relatório fornecem um ótimo ponto de partida para os profissionais que desejam desenvolver estratégias de marketing eficazes. Eles poderão comparar números com médias globais e identificar em quais aspectos estão se destacando e em quais áreas poderiam dar mais atenção ou inovação”.

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