Além de otimizar a experiência do cliente, app inteligente diminui em 58% custos com gestão de logs
O Banco Pan anunciou que, para garantir a disponibilidade de acesso aos serviços de banking, crédito e consumo, além de melhorar constantemente a experiência dos usuários com o app, implementou a plataforma de observabilidade Elastic, que monitora toda a jornada dos clientes na ferramenta. “Para nós, oferecer uma melhor experiência ao cliente é estratégico. Com mais de 25,2 milhões de clientes, o banco teve um crescimento de 230% na base desde o quarto trimestre de 2020, ganhando força, principalmente, pela atuação como plataforma digital completa de banking e consumo”, comentou Edilson Albuquerque, superintendente de infraestrutura e nuvem do Banco Pan.
De acordo com o executivo, em parceria com a V8.Tech, fornecedora de serviços de TI especializada em soluções digitais, foi realizado um business case que mostrava ser possível ter uma solução que atendesse às necessidades do banco e ser economicamente mais eficiente. A tecnologia de observabilidade permite ao Pan coletar e visualizar logs, registros de cada ação realizada dentro do aplicativo, quase em tempo real, para otimizar a manutenção do app. Isso permite que o banco tenha uma resposta muito mais ágil, garantindo uma experiência mais fluida na plataforma.
“Monitorar a jornada dos nossos clientes é fundamental para diversas áreas da organização. Olhamos para o todo, desde as áreas de desenvolvimento, até operação e sustentação. Qualquer instabilidade que possa impactar a navegação do cliente merece e é objeto da nossa atenção”, explicou Edilson.
Como um BI em tempo real
Com a centralização dos logs, o Pan criou recentemente um novo indicador para acompanhamento de transações financeiras dos cartões de crédito e débito dos clientes, trazendo muito mais clareza para a operação. “Isso mostra a eficiência do banco em trazer cada vez mais uma observabilidade orientada a negócios”, destacou Otoniel Ribeiro, gerente executivo de infraestrutura & cloud do Banco Pan. Segundo ele, atualmente, todas as informações das operações feitas pelo aplicativo e relatadas pelos logs ficam visíveis para as áreas responsáveis a partir de painéis e relatórios, garantindo mais inteligência para o monitoramento.
Outra vantagem da estratégia de gestão de logs é a capacidade do banco em cruzar dados a partir de comportamentos. Felipe Queiroz, engenheiro de sistemas sênior da V8.Tech ressalta que, hoje, a instituição também pode usar os dados dos logs para gerar ações proativas. “Se for identificado, por exemplo, que alguém com alto engajamento não acessa mais o app há algum tempo, o banco pode tomar uma ação preventiva para evitar o churn. Além disso, podemos também acelerar o processo de identificação de instabilidades e a causa raiz de cada uma delas com processos baseados em machine learning e IA. Isso é agregar valor ao negócio”.
Menos custos e maior eficiência
Com a plataforma da Elastic, o Banco Pan garante que reduziu em 58% os custos com armazenamento de logs em nuvem. “Antes, havia uma gestão descentralizada de logs e isso dificultava o trabalho do nosso time de desenvolvedores. Agora, temos uma melhor gestão de observabilidade do aplicativo e com um gasto menor. A implementação melhorou a experiência das equipes de desenvolvimento, que passaram a contar com uma plataforma de gestão de log de aplicação mais simples de ser usada, permitindo mais agilidade nas respostas”, ressaltou Ribeiro.