Brasileiro utiliza o automóvel mais para o lazer

Estudo da OLX mostra ainda quais recursos de tecnologia são os mais decisivos na hora da compra do veículo

Sobre o uso preferencial do automóvel, 44% dos brasileiros o utilizam para atividades de lazer, 39% para se deslocar para trabalho e escola e apenas 10% dos participantes afirmam utilizar os veículos para trabalhar como táxi ou motorista de aplicativo. As constatações fazem parte de pesquisa realizada pela OLX, para lembrar o Dia do Automóvel, celebrado em 13 de maio. 

Realizado em parceria com a MindMiners, que avaliou as preferências, percepções e anseios de brasileiros em relação aos veículos e a cultura do automóvel no dia a dia, o estudo detectou também que, para 57% dos respondentes, os carros são mais práticos e cômodos. Já 16% dos entrevistados veem os automóveis como sinônimos de “exploração e aventura”. Os que são fãs da velocidade, preferem carros clássicos ou utilizam para o trabalho pontuaram 6% cada.

Relevância da tecnologia

Segundo a pesquisa, 44% dos respondentes acreditam que os recursos tecnológicos são critérios que ajudam na decisão de compra do automóvel, mas não são determinantes. Para 30%, essa questão influencia bastante, mas dentre os entrevistados da Geração Z, chega a 45%. Dentre os atributos tecnológicos que mais impressionam os entrevistados em um carro são “sensores de estacionamento e de prevenção a colisões” (44%) das respostas, “itens de segurança” (38%) e “veículos elétricos e híbridos” (32%).

Outros hábitos e curiosidades

O Fusca é o modelo mais desejado entre quem prefere veículos antigos com 21% das respostas. O Opala foi o segundo mais citado, com 13%; o Mustang ocupa a terceira posição, com 5% das respostas. A pesquisa revela que 74% dos respondentes possuem carteira de habilitação, e 76% possuem o próprio automóvel. No acumulado, 45% dos entrevistados costuma consumir conteúdos automotivos, como notícias e vídeos com especialistas em mídias sociais, pelo menos algumas vezes por semana. E, dentre os que acompanham eventos automobilísticos, 71% apontam que a Fórmula 1 é a sua competição favorita.

Metodologia

A pesquisa quantitativa on-line foi encomendada pela OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics MindMiners entre os dias 17 e 19/04/2024. As respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 300 pessoas, sendo elas gênero: 52% Mulheres e 48% Homens.

Em relação às faixas de idade, 15% são de 18 a 24 anos; 12% entre 25 e 30 anos; 28% – 31 a 40 anos e 44% – 41% ou mais. No que tange à classe social: 13% dos respondentes pertencem à A; 11% B1; 24% B2; 32% C1; 16% C2 e 4% D e E. Dos consumidores entrevistados, 47% são do Sudeste, 24% do Nordeste, 14% do Sul, 9% moram no Centro-Oeste e 7% no Norte.

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