Empresas da AL investirão 25% do orçamento em iniciativas de IA

Estudo do IDC revela que 35% dos CIOs adotam inteligência artificial generativa como vantagem competitiva em 2024 e antecipa principais tendências de TI para os próximos cinco anos

A inteligência artificial se torna cada vez mais importante e prioritária para os CIOs da América Latina, reforçando maior necessidade de eficiência em governança de dados, segurança e processos. Este é um dos principais insights de um novo levantamento da IDC, patrocinado pela DocuSign. O estudo “Tendências TIC 2024: rumo a uma estratégia de TI consolidada para resiliência” investiga as tendências de tecnologia que impulsionam os negócios, segundo CIOs das 5.000 maiores empresas da região.

Ao destacar as tendências sinalizadas pelos CIOs, o estudo aponta como as empresas latino-americanas devem se preparar para criar modelos de negócios mais resilientes e competitivos, com foco em cinco áreas: IA generativa, segurança e conformidade, competitividade e negócios digitais, automação e ESG. “Estamos enfrentando mudanças constantes no ambiente digital, o que reforça a necessidade de consolidação e modernização da infraestrutura de tecnologia para apoiar as estratégias comerciais das empresas na região”, comenta Norbert Otten, Diretor de Soluções da DocuSign LATAM.

“Todo avanço impulsionado por essas mudanças deve estar associado a uma estratégia de segurança robusta, conformidade e governança de dados, bem como à resiliência operacional, apoiando o crescimento dos negócios nos países latino-americanos”, acrescenta o executivo.

Tendências em TI 2024 para estratégias resilientes

A visão dos CIOs da região aponta para a mesma direção: o gerenciamento estratégico de dados e promoção de uma cultura Data-First em toda a organização. O avanço do desenvolvimento da GenAI vem colaborando com esta perspectiva e, para 35% dos CIOs da região, sua adoção estabelece uma vantagem inicial sobre seus concorrentes. No entanto, há desafios relativos a uma base sólida de talentos, experiência, gestão de dados e compliance.

Aliadas a isso, as alterações na legislação e segurança exigirão uma governança mais eficiente. Mudanças em normas de segurança (42%) e conformidade (38%) têm um grande impacto nos planos de investimento, segundo os especialistas. Essas mudanças precisam ser endereçadas para habilitar as iniciativas comerciais que impulsionam os negócios, com foco em produtividade (38%), automatização de processos (34%), experiência do cliente (30%) e criação e melhoria de produtos ou serviços (26%).

Cinco macrotendências tecnológicas que moldarão as estratégias de negócios em 2024

  1. “IA Everywhere” – A onipresença da Inteligência Artificial, com destaque para a IA generativa, liderando o caminho para inovação e eficiência.
  1. Mudanças em cibersegurança e na resiliência diante das ameaças multiplicadas, impulsionando a necessidade de abordagens mais proativas e adaptáveis.
  1. Negócios digitais – Um cenário de maior competitividade e resultados, onde as empresas são impulsionadas a se destacarem em um ambiente digitalmente transformado.
  1. Automação – Maximização da eficiência operacional e descoberta de novas oportunidades por meio da automação de processos e tarefas.
  2. ESG – A integração de critérios ambientais, sociais e de governança na medição e implementação de práticas sustentáveis, refletindo uma crescente preocupação com o impacto social e ambiental das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima