Pricylla Couto, diretora global de martech e analytics da Gympass

Gympass aposta em analytics para se tornar superapp de bem-estar

Startup de assinaturas de academias adota ferramenta que aumenta conversão de usuários com insights por meio de dados

A Gympass anunciou a adoção da Amplitude, solução que ajuda a entender a jornada do cliente e visa consolidar o superapp da startup como integrador de soluções de saúde e bem-estar. “Estamos aumentando a conversão no topo do funil mês a mês na casa de dois dígitos com ajuda da ferramenta de product analytics. Conseguimos gerar insights para tomadas de decisões mais assertivas no dia a dia, ter maturidade de dados para otimizar fluxos e páginas do website”, explicou Pricylla Couto, diretora global de martech e analytics da healthtech, que já tem mais de seis mil clientes.

Criada como assinatura de academias, a unicórnio brasileira completou 10 anos e, de acordo com a executiva, “moldou os serviços de acordo com as demandas do momento, tornando-se uma plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais”. Foi no último ano que passou a contar com a Amplitude, que permite a análise comportamental e diagnóstica dos usuários. “Na Gympass a gente sempre teve muitos dados, mas não gerávamos informações que pudessem identificar o que levava à conversão. Os dados são nossos companheiros do dia a dia, nos guiam para alcançarmos o objetivo de aumentar margem de lucro, mostram como devemos engajar o usuário, o que recomendamos a ele, como personalizamos, que é o que faz com que o retorno do investimento seja maximizado”.

Com mais de 50 mil parceiros de fitness, a Gympass soma mais de 170 milhões de check-ins e cinco bilhões de minutos de experiências de bem-estar. O número de visitas a academias parceiras cresceu 60% em comparação com o período pré-pandemia e a empresa dobrou o valor de mercado, chegando a US$ 2,2 bilhões em 2021. “Agora é um momento de reter usuários, continuar crescendo mas com mensuração da eficiência de custos”.

A Amplitude é uma das ferramentas mais usadas no mundo, que possibilita a análise de produtos digitais e o mapeamento do comportamento dos usuários em todas as fases de interação, com fácil entendimento e interface intuitiva. “Os dados são traduzidos para uma linguagem simples e permitem velocidade de insights. Em 30 segundos você enxerga problemas e soluções que demoraria semanas em outras plataformas. E com suporte em português”, destaca Nicolas de Paul, CEO da Product Minds, representante exclusiva do software no Brasil.

Essa clareza e independência são trunfos e ajudam a empresa a ser data-driven, segundo a diretora da Gympass. “A ferramenta empodera os times de negócio, de marketing e de produto com a exploração de dados self-service voltados ao comportamento do usuário e entrega uma visão 360°, ativando dados através de diferentes canais”, aponta Pricylla. A empresa adquiriu recentemente o app americano de personal trainer Trainiac, as plataformas de bem-estar europeias Andjoy e 7Card e a startup brasileira de saúde mental Vitalk.

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