Um dos objetivos é oferecer carteiras digitais para que o consumidor assuma o controle de suas informações pessoais no mundo digital de forma intuitiva
A Netbr, empresa especializada em arquiteturas abertas de identidade digital, anunciou a parceria com a britânica Customer Futures. Trata-se de uma consultoria de inovações, focada em ferramentas e estratégias de próxima geração para abordar a experiência do consumidor com base em identidades descentralizadas. Fundada e dirigida pelo pesquisador de experiência digital Jamie Smith, a Customer Futures vem lançando novos conceitos de UX e CX, voltados para a disciplina de “Empoderamento do Consumidor”.
Na visão da Netbr, uma das formas em que isto acontece é através da oferta de carteiras digitais (wallets), para que o consumidor assuma o controle de suas informações pessoais no mundo digital de forma intuitiva. A Customer Futures tem um histórico de projetos em estratégias como “EmpowermenTech”, “CustomerTech” e identidades granulares com dados em multicamadas.
Segundo André Facciolli, CEO da Netbr, a parceria ajuda sua empresa a projetar novas jornadas para consumidores, colaboradores e parceiros, adaptadas à emergência da inteligência artificial. “Isto implicará no design de experiências digitais mais fluidas, porém resistentes ao abuso de privacidade ou à burla do consentimento do cliente”.
A Netbr tem 20 anos em transformação de gerenciamento e governança de identidades voltadas para funcionários, clientes, parceiros e entidades impessoais, nas disciplinas Wiam, Iga e Ciam. A empresa tem envolvimento direto na arquitetura de jornadas de clientes B2C e B2B para o Open Finance, superando 100 projetos em transformação de identidade. No Brasil e na América Latina, a Netbr introduziu os diversos projetos relacionados à identidade distribuída e a identidade descentralizadas (DiDs). Entre eles estão a aplicação de wallets, baseadas em arquiteturas não proprietárias e não devoradoras de atributos pessoais.
“Com a nova parceria, a Netbr passa a ser um canal de ressonância dos serviços de advisory e evangelização do uso de identidade digital como um direcionador de valor agregado, não apenas em tecnologia, mas numa visão de negócio. Além disso, o time da Netbr irá oferecer essas plataformas de identidade descentralizada para a criação de jornadas “zero trust” sem fricção para os negócios dos clientes. O objetivo é garantir, ao usuário, o total controle sobre a pilha de atributos pessoais que compõem a sua identidade”, afirmou Facciolli.
O executivo acredita que “a implantação de produtos de Iam deve vir alinhada à oferta de serviços que vão além da área puramente técnica, e é nisso que a Customer Futures agrega às entregas de sua empresa. Além disto, enxergo um cenário favorável à oferta de serviços gerenciados (MSP), para cuidar de todo o ambiente de identidade e acesso nos fluxos de negócios das empresas. Vamos criar uma ponte entre a parte técnica, incluindo a adoção de padrões de processos corporativos (patterns business), e a modernização de jornadas de negócios, com a geração de casos de uso”.
A Netbr vai oferecer treinamento, grupos de trabalho e workshops voltados para a realidade CustomerTech. Com isto, irá contribuir para formar massa crítica nesse tipo de abordagem, em nível de mercado e em nível de times de clientes. Para o primeiro trimestre de 2025, a Netbr já prevê a contratação de projetos envolvendo a Customer Futures nos segmentos de telcos, bancos, varejo, hospitalidade, ESG e cooperativas.