Estudo sobre os hábitos de compra em supermercados realizada por Neogrid e Opinion Box também avaliou indicadores de ruptura de estoque
A falta de produtos nas gôndolas deve ser um ponto de atenção para as marcas, já que 33% dos consumidores buscam o item em outra loja, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente quando não encontram o que procuram. A informação consta de pesquisa sobre os hábitos de compra dos brasileiros em supermercados realizado pela Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, em parceria com o Opinion Box, empresa referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente.
Os dados sobre ruptura de estoque, índice que mede a indisponibilidade de produtos, apontam que o patamar subiu de 10,70%, em outubro de 2022, para 14,10%, em novembro de 2023, com pico de 15,20%. No entanto, a curva de ruptura vem alcançando uma estabilidade desde o final do ano passado.
No e-commerce, a ruptura é maior, de acordo com a Lett, marca do ecossistema Neogrid especializada em Trade Marketing Digital. As categorias com os maiores índices de indisponibilidade no ano passado foram peixes, com 59,55%, carnes e aves (50,79%) e hortifruti (48,61%).
“Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia. Caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”, explica Robson Munhoz, diretor de customer success da Neogrid.
A pesquisa foi realizada on-line, na plataforma de pesquisa da Opinion Box, em dezembro de 2023, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil. Todas acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.