Com ampliação do quadro societário, empresa pretende expandir atuação na América Latina
A The Bakery, empresa de inovação corporativa com atuação em mais de 20 países, anunciou a entrada de cinco novos sócios em seu quadro societário. Trata-se da aplicação do modelo de partnership que, de acordo com Felipe Novaes, sócio e cofundador da empresa, tem se firmado como uma tendência no mundo corporativo, ajudando grandes e pequenas empresas ao redor do mundo a potencializarem seus resultados. “No lugar de modelos tradicionais de gestão, como o piramidal, o partnership aposta no maior nível de entrega dos colaboradores – que passam à posição de acionistas – para acelerar o crescimento do negócio. É o chamado ‘skin in the game’, termo utilizado no universo dos investidores, mas que também se aplica ao mundo dos empreendedores que colocam a própria pele em jogo”.
Os novos sócios – Bianca Pessoa, head de marketing e vendas, Ana Rasera, diretora dos programas de saúde, Elisa Honda, gerente de RH e finanças, Bruno Prando, gerente de projetos e Daniel Simões, estrategista -, são os primeiros colaboradores a se tornarem sócios da empresa. Segundo Novaes, a novidade vem na esteira de um ano de forte crescimento e conquistas para a The Bakery, que triplicou seu faturamento em 2021, conquistou o selo Great Place to Work e aumentou a equipe em 200%. Com o quadro societário mais robusto, a expectativa é crescer 300% em 2022 e expandir a operação para novos territórios, como a América Latina – onde já tem presença no México”.
Os novos sócios também ajudarão na diversificação do portfólio de projetos, principalmente atuando no reforço das frentes de Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building, estratégicas para a The Bakery “e nas quais vem se tornando referência no mercado”, assegurou o executivo. Adepta de uma estrutura organizacional horizontal, a ideia vinha sendo estudada desde a fundação da unidade brasileira da empresa britânica. “Estamos há quase cinco anos no mercado brasileiro e, desde o começo, sabíamos que precisávamos trazer algumas pessoas do time para empreenderem conosco para alcançar nossas metas de crescimento e expansão. A proposta é investir cada vez mais neste modelo nos próximos anos”, ressaltou o sócio, que iniciou, em 2017, a The Bakery no Brasil junto com Marcone Siqueira.
Empreendendo na prática
Na avaliação de Siqueira, “além de alavancar o crescimento, a estratégia por trás da adoção do partnership é, também, reter talentos e engajar os colaboradores na busca pela máxima performance. Pesquisa realizada pela Gallup já revelou que profissionais engajados apresentam um desempenho até 147% melhor. Esta é a melhor forma de uma empresa crescer com excelência e qualidade”. Segundo ele, o
processo de seleção levou em conta a veia empreendedora dos novos sócios, a performance e o alinhamento de cada um aos valores e objetivos da empresa. “Multiplicar os sócios também faz parte de um processo de manutenção da cultura e qualidade da equipe”.