O SMS se mostra cada vez mais eficiente na atividade de recuperação de crédito, estabelecendo contato com o devedor sem que precise de tempo dedicado a uma ligação para cobrança, por exemplo. Para Fernando Luis Ferreira Nascimento, coordenador de equipe da Cobrapar, a praticidade do serviço facilita a comunicação e proporciona uma maneira a mais de complementar o serviço de recuperação de crédito. “É uma forma do cliente ter conhecimento da situação de inadimplência, pois em determinados horários do dia, principalmente em horário comercial, eles não podem atender o celular ou fazer alguma ligação. Com o SMS, a qualquer momento visualizam o comunicado sem nenhum comprometimento”, declara.
Nascimento destaca que esse é um meio utilizado para a informação, e não de negociação. Por isso, o resultado da ação se mostra positiva, segundo Nascimento, pelo contato dos clientes após receberam a mensagem. “A aceitação desse serviço se dá pelo retorno que gera em ligações recebidas, pois alguns desconfiam das mensagens ou ficam com alguma dúvida e preferem tratar via telefone, trazendo mais segurança ao realizar um pagamento.”, explica o coordenador. Segundo ele, o SMS aumenta o fluxo de clientes interessados em regularizar suas pendências e, consequentemente, traz mais retorno financeiro por meio dos acordos formalizados.
O diferencial desse canal, segundo explica Nascimento, é a troca rápida de informações, solicitações e pedidos, e não há um perfil específico que se encaixe. O SMS pode ser eficiente com todos os clientes que usam esse canal de comunicação, já que são muitas as situações das quais são utilizadas o serviço. “São várias ações adotadas para envio de SMS, alguns deles são para aviso de atraso, lembrete de vencimento, campanhas de desconto, envio de código de barras e assim por diante”, conclui.