Experian facilita decisões no mercado subprime



O modelo mais recente de scoring de crédito desenvolvido pela Experian, o VantageScore, oferece as instituições de crédito do setor privado, uma visão mais atenta do segmento dos empréstimos ao consumidor no setor subprime, segundo determinou um estudo da empresa. Muitas das metodologias anteriores de scoring de crédito agrupavam todos os consumidores do setor em apenas uma categoria genérica. O VantageScore, ao contrário, permite uma segmentação mais detalhada dos consumidores subprime, com intervalos menores de score, permitindo que as instituições identifiquem grupos que representam riscos relativamente menores dentro da categoria.


Para confirmar essa possibilidade, a Experian realizou um estudo, nos Estados Unidos, no qual examinou mais de 40 milhões de consumidores situados no grupo subprime, usando os parâmetros normais para a concessão de empréstimos hipotecários. Para determinar os perfis de crédito dessas pessoas, foram usados um sistema de score tradicional, projetado pela própria Experian, e o VantageScore. O estudo determinou que cerca de 20% dos consumidores classificados com relação ao risco do crédito como subprime pelo sistema tradicional apareciam em grupos de risco menor quando analisados pelo VantageScore.


“A tecnologia de scoring do VantageScore ajuda as instituições a calcularem os riscos de maneira mais acurada, especialmente no setor dos consumidores subprime. Com uma visão mais holística e melhor definição dos dados no perfil de crédito, o VantageScore permite que os responsáveis pelos empréstimos tomem decisões mais precisas”, declarou Kerry Williams, presidente do grupo de Serviços de Crédito e Analítica de Decisões da Experian.

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