Lançado em junho de 2009, o Canal do Crédito, ferramenta de pesquisa de financiamento imobiliário on-line, vem registrando, em seu primeiro trimestre de atuação, um número crescente de negócios. O total de atendimentos registrados pela empresa aumentou de 91 no mês de lançamento para 169 em agosto, um acréscimo de 86%.
“Este primeiro trimestre confirmou nossa percepção de que o mercado ainda é carente de informações sobre financiamento imobiliário e, apesar dos sites dos bancos, os cliente buscam soluções personalizadas”, afirma Marcelo Prata, diretor-executivo da Kontrau, assessoria imobiliária responsável pelo lançamento do serviço.
Em termos de valor, o total de demandas no período de junho a agosto foi de cerca de R$ 60 milhões. A principal modalidade por meio da qual esses recursos foram demandados foi o financiamento, com R$ 34,1 milhões. Já os atendimentos referentes a empréstimos corresponderam a R$ 14 milhões. Na categoria da Compra Programada, as consultas foram de R$ 11,7 milhões.
Entre as linhas de financiamento consultadas, prevaleceu a procura por crédito para financiamento residencial; em seguida, vieram as demandas por recursos para reformas, construções, compras de terrenos e imóveis comerciais. Por outro lado, o ticket médio por operação nos empréstimos foi o mais alto, de R$ 214 mil, ante R$ 130 mil nos financiamentos e R$ 128 mil nas compras programadas.