Com vasta experiência no mercado de crédito e cobrança, Emílio Augusto Vieira Neto, também conhecido como “Pitico”, é um dos indicados ao prêmio Personalidades ClienteSA – Crédito e Cobrança 2014 na categoria comércio varejista. O diretor de serviços financeiros das Lojas Marisa, em uma conversa com o Portal Crédito e Cobrança, diz que enxerga a indicação como um reconhecimento de seu trabalho, por colegas e empresas e destaca ainda as principais mudanças do mercado de crédito e cobrança.
Portal Crédito e Cobrança – Como o Sr. (a) vê a indústria de crédito e cobrança no Brasil nos dias de hoje?
Emílio Vieira (Pitico) – Estes instrumentos promovem um circulo virtuoso que se inicia no financiamento do consumo, proporcionando a geração de empregos, ampliando a renda das pessoas e famílias gerando um resultado positivo no que tange ao crescimento econômico. A participação dessa indústria no cenário nacional atual torna-se cada dia mais importante para o crescimento das atividades socioeconômicas e do PIB do país.
Onde o setor tem mais se destacado?
Cada vez mais, a atuação do crédito e cobrança ultrapassa as atividades básicas de avaliação do risco de crédito ou de recuperação de ativos. Essa indústria contribui significativamente na criação de novos negócios e potencializa os já existentes. Isso vai à favor do conceito moderno de desenvolvimento e maximização da lucratividade do negócio independentemente do segmento.
Por quais transformações a atividade tem passado nos últimos anos?
Estudos realizados por diversas entidades apresentam uma expansão muito forte no que se refere ao crédito no país. O crescimento divulgado por estas organizações apresentam um aumento de 500% nos últimos dez anos. Isto representa 56%, aproximadamente, do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
No entanto, apesar dessa expansão, entendo que o volume de crédito ainda é baixo se compararmos com as principais economias do mundo, onde este número representa 100% do Produto Interno Bruto. Analisando os dados das pesquisas posso afirmar que existe um ambiente propício para a expansão do crédito.
E, tratando, da cobrança, esse canal de negociação passou a aplicar conceitos e procedimentos que proporcionou uma evolução, natural, do processo com a utilização dos meios de comunicação e da adequação dos scripts aos hábitos do consumidor moderno.
Qual a importância do prêmio Personalidades para a indústria de crédito e cobrança?
Este projeto é mais que uma reflexão, é uma atitude que norteia gestões do segmento de crédito e cobrança. A premiação é uma ação que premia as pessoas e empresas através do desenvolvimento ético e responsável das práticas legais e leais das ações sustentáveis.
E para você, qual a importância de participar desse prêmio?
Um reconhecimento ímpar que o mercado me dá pelas contribuições que a ele doo.
Quais são as suas expectativas?
No que se refere à premiação, creio que já é o bastante ser lembrado por colegas e/ou empresas que acreditam em meu trabalho e me indicaram a concorrer ao prêmio.
Que fatores podem contribuir para que o Sr. (a) conquiste o troféu?
Sou um profissional que contribui constantemente para a evolução do mercado de crédito, cobrança, contabilidade e finanças. Creio que isto não seja suficiente, mas são qualidades de um profissional que transmite e cultiva a transparência nas relações entre concedentes e consumidores.
Personalidades ClienteSA – Crédito e Cobrança 2014
A votação para o troféu Personalidades ClienteSA – Crédito e Cobrança 2014 já começou. Para votar, basta acessar o hotsite do prêmio e clicar no executivo escolhido. A premiação tem a missão de reconhecer e homenagear os seis executivos que mais se destacam no mercado de crédito e cobrança.